Podem se inscrever, representando igrejas e instituições sociais, mulheres nas categorias mirim (de 4 a 7 anos); jovens (de 14 a 18 anos) e melhor idade (60 anos ou mais) com o limite de 15 inscrições por categoria. As inscrições devem ser feitas de forma presencial na Casa da Cultura Peter Allan até o dia 22 de maio.
Crianças e adolescentes a partir de dois anos e seis meses até acima de 14 podem frequentar as aulas. Inscrições começam nesta terça-feira (02) a partir das 13h30.
Inaugurado dia 03 de abril de 1987, o Museu Histórico Des. Edmundo Mercer Júnior abriu suas portas no dia do aniversário do seu patrono. Único museu sobre a história da mineração no sul do Brasil, o museu de Tibagi atraiu em 2022 quase 2200 visitantes.
População pode se inscrever para pintura em tela e tecido, desenhos infantis, violão, teclado, baixo, instrumentos de sopro (saxofone, clarinete, trompete, bombardino e trombone), bateria e canto/coral.
Isso mesmo, você não leu errado! No dia 10 de janeiro de 1873 a então vila de Tibagy elegeu o seu primeiro prefeito, Antônio Barbosa de Macedo, e sua primeira Câmara de Vereadores.
“Relíquia” está em exposição até o dia 20 de janeiro. Autógrafo foi concedido em 2004 em um evento esportivo em Curitiba com a participação do então prefeito Dr. Zezito e do vice-prefeito Artur Butina.
Professor e museólogo Ninger Marena vai contar um pouco mais sobre as origens de toda a região norte do Paraná, que um dia já foi parte de Tibagi. Palestra acontece na Escola Municipal Profa. Ida Viana de Oliveira a partir das 19h.
Estudantes do Colégio Estadual Marcelino Champagnat desenvolvem o projeto “Conhecendo o Paraná” e segundo a direção da escola ele sempre começa por Tibagi.
Loja fica na rua Antônio B. Macedo 582, próximo ao posto Guapo, e funciona sábados, domingos e feriados das 14h às 17h.
Com o título “Um conto infantil... não tão infantil assim!”, a apresentação acontece no próximo domingo (11) às 20h na Praça Edmundo Mercer.
Participação no programa humorístico há mais tempo no ar consagra a carreira do tibagiano Alorino Júnior, o Bila, que deu os seus primeiros passos aqui no município com o Grupo Histeria e apresentações no Teatro Tia Inália
Evento cultural reúne municípios e regiões que foram emancipadas tendo como origem Tibagi. Na próxima quinta-feira (17), no Teatro Tia Inália a partir das 19h30, é a vez da equipe de Ventania, o último município desmembrado de Tibagi, contar a sua origem.
Evento cultural reúne municípios e regiões que foram emancipadas tendo como origem Tibagi. Nesta terça-feira (08), equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Recreação de Telêmaco Borba irá contribuir com esse projeto.
Prefeito de Tibagi, Artur Butina, recebeu os talentos tibagianos no gabinete. Banda Ziriguidum ficou com o título na categoria interpretação MPB no XVI Festival de Música Gomarábica em Telêmaco Borba.
Banda Ziriguidum é uma das três finalistas na categoria interpretação MPB no XVI Festival de Música Gomarábica. Última apresentação será neste sábado (22), a partir das 17h, no Centro Cultural Eloah Martins Quadrado, Teatro Sirinho.
Ação reúne municípios e regiões que foram emancipadas tendo como origem Tibagi. Nesta quarta-feira (19), equipe da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Ortigueira irá contribuir com esse projeto.
Adiado devido a possibilidade de chuva no feriado de 7 de setembro, momento cívico irá homenagear o bicentenário da independência do Brasil e os 150 anos de emancipação política de Tibagi.
Projeto “Teatro a Bordo” desembarca no município com a apresentação “Caixola de Histórias”. Programação do dia 23/09 começa a partir das 15h na Praça Edmundo Mercer.
Projeto “Tibagi 150 anos: conte sua história” irá envolver alguns municípios e regiões que foram emancipadas tendo como origem Tibagi: Reserva, Telêmaco Borba, Ortigueira, São Jerônimo da Serra, Ventania e todo o norte do Paraná.
Devido as condições climáticas adversas previstas para essa quarta-feira (07), a Prefeitura de Tibagi decidiu adiar o desfile principalmente para preservar as crianças das escolas municipais que iriam desfilar e apresentar diversos trabalhos
Em 2022, data marca os 200 anos da independência do Brasil. No município desfile também irá homenagear os 150 anos de Tibagi, já que por conta da Covid-19 não foi possível realiza-lo no dia 18 de março
CCM José Elias da Rocha tem um projeto que visa aprofundar os conteúdos aprendidos em sala de aula na prática através de aulas em campo. Os cerca de 80 alunos passaram por corredeiras, arenitos, usina hidroelétrica e pelo cânion Guartelá.
Intitulado “Conhecendo e Valorizando nossa História: Tibagi Ontem e Hoje” tem como objetivo proporcionar aos alunos dos 4os anos das escolas municipais o conhecimento sobre o desenvolvimento de Tibagi ao longo da história.
Novo prazo é até o dia 23/08 (terça-feira). Empresas, ONGs, e demais instituições interessadas em participar devem procurar a Casa da Cultura Peter Allan para realizar sua inscrição.
Empresas, ONGs, e demais instituições interessadas em participar devem procurar a Casa da Cultura Peter Allan para realizar sua inscrição até o dia 15/08 (segunda-feira).
No dia 13 de julho é comemorado o Dia Mundial do Rock. Com base nisso, Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Júnior conta com exposição com peças e fotos que marcaram o gênero no município. A exposição fica aberta até dia 25 de agosto.
Mestrandos do Programa de Pós-Graduação em História e acadêmicos da disciplina de Acervos da Licenciatura em História da UEPG puderam conferir o acervo do Museu Desembargador Edmundo Mercer Júnior.
Projeto Café com Letras foi realizado na Escola municipal Profª Ida Viana de Oliveira com alunos do 5º ano. Ninger Marena, primeiro museólogo registrado no Paraná, participou da atividade e pode contar um pouco mais sobre a importância do museu para a sociedade.
Pároco e religiosas receberam presente pela canonização
Show tem como tema a emancipação feminina dos anos 1920. Apresentação gratuita será realizada no Teatro Tia Inália no dia 03/07 (próximo domingo) às 20h e envolve as bailarinas da Escola Municipal de Dança.
Tradicional evento religioso acontece dos dias 24 a 26 de julho. Em 2020 e 2021, por conta da pandemia, a festa que reúne diversos fiéis de toda a região não foi realizada.
Universal Dance é um campeonato latino-americano e será realizado em Florianópolis dos dias 16 a 19 de junho. Alunas da Escola Municipal de Dança de Tibagi embarcaram na madrugada desta quarta-feira (15) rumo a um sonho.
Inscrições vão até o dia 15 de maio. Concurso é promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa e contará com mais de R$ 21 mil em prêmios.
Um dos objetivos é voltar a participar dos concursos de bandas. Última vez que uniformes foram adquiridos foi no ano de 1997.
Ação ocorre em outras datas comemorativas e é uma forma de aproximar os responsáveis pelas alunas com a professora de dança e demonstrar o dia a dia das bailarinas que vão muito além do palco.
Bailarinas irão participar dos dias 16 a 19 de junho do Campeonato Latino-americano de Dança em Florianópolis. Show de Prêmios acontece nesta sexta-feira (06) no Clube Estrela a partir das 19h.
Homenagem é para a “Dona Morena”, ou Amélia Macedo Bittencourt, bordadeira bastante conhecida no município. Trabalhou como bordadeira e costureira desde os anos 60 e várias peças do seu trabalho estão expostas.
O evento acontece de 4 a 8 de maio, em Brasília (DF), e o prazo final das inscrições será nesta quinta-feira (14). No total estão sendo disponibilizadas 12 vagas.
Inaugurado no dia 03 de abril de 1987, o Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Júnior é o único do sul do país que apresenta a história da mineração e do garimpo. Ele recebe, em média, 420 visitantes todos os meses.
A Cia do Abração realiza a apresentação virtual gratuita da peça ´O Mágico de Oss` e. A temporada 2022 do projeto cultural que promove o diálogo entre teatro, música e contos de fadas.
O filme que faz parte da série “O Lugar Antes de Mim” participará do seu 4º festival. O foco do documentário é a arte rupestre encontrada no Cânion Guartelá, em Tibagi, e em outras formações de arenitos da região.
Na próxima sexta-feira (31), DJ Dango e Banda Dubay animam os tibagianos a partir das 22h na Praça Edmundo Mercer, no centro da cidade. Show pirotécnico marca a virada do ano com mais de 7 minutos de queima de fogos sem estampido.
“Natal do Recomeço” conta com shows, apresentações natalinas, e audições com os alunos da escola de música municipal
Programação acontece na Praça Edmundo Mercer em estrutura montada para receber eventos culturais até o final do ano.
Essa foi a maior aquisição da história em instrumentos para a Banda Municipal José da Cruz Machado. Entrega simbólica foi feita durante a apresentação realizada no último sábado (20).
Concerto tem como objetivo comemorar os 122 anos de existência da Banda Escola José da Cruz Machado e o dia do músico, além de apresentar os novos instrumentos adquiridos em 2021.
Escolas municipais nos distritos de São Bento do Amparo e Caetano Mendes vão receber o projeto cultural através do caminhão da fotografia
Projeto de aproximadamente R$ 85 mil conta também com cortinas de acesso, ciclorama e cortina boca de cena motorizada. Empresa responsável pela instalação é uma das mais renomadas no Brasil na área da cenotecnia.
Projeto idealizado pelo Programa Estadual de Incentivo à Cultura (PROFICE) contou com a apresentação do artista Klüber na última quinta-feira (21).
Objetivo da exposição é homenagear professores e crianças por conta das datas comemorativas de outubro. Exposição itinerante do Museu Histórico Des. Edmundo Mercer Júnior vai até o dia 15 de novembro.
Objetivo da visita foi a solicitação para que a Prefeitura de Tibagi crie o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e do Fundo de Promoção da Igualdade.
Exposição “Futebol Tibagiano” ficará aberta até 30 de agosto, no Museu Histórico
Homenageado será Manoel Pascoalino Soares Filho, o “Páscoa”, que participou da “União Atlética Tibagiana”
“História através dos dedos” conta com máquinas de escrever antigas e o primeiro computador da Prefeitura de Tibagi
Decreto liberou reabertura após período fechado por conta da pandemia
Prefeito Artur Butina Inaugura a exposição Carnaval de Várias Épocas em Tibagi
Também foram decorados a Praça Leopoldo Mercer, Praça 18 de Março e Orla do Rio Tibagi
Serviço inclui reforma nas cadeiras e instalação de carpete
O material produzido pelos selecionados ficará disponível em plataforma digital