Museu de Tibagi completa 36 anos nesta segunda-feira

Inaugurado dia 03 de abril de 1987, o Museu Histórico Des. Edmundo Mercer Júnior abriu suas portas no dia do aniversário do seu patrono. Único museu sobre a história da mineração no sul do Brasil, o museu de Tibagi atraiu em 2022 quase 2200 visitantes.

Nesta segunda-feira (03), o Museu Histórico Des. Edmundo Mercer Júnior em Tibagi completa 36 anos de existência. Inaugurado na Gestão do prefeito José Tibagy de Mello, a primeira diretora do museu foi a então primeira-dama Maria Regina Mercer de Mello. Um dos principais pontos turísticos do município, o museu de Tibagi recebeu em 2022 2.190 visitantes de todo Paraná, do Brasil e do mundo. Apenas nos dois primeiros meses de 2023, foram quase 800 visitantes.

“O prédio que hoje abriga o museu histórico e do garimpo foi construído em 1.949 para abrigar o fórum, que foi utilizado até 1.983. Ele foi cedido pelo Estado do Paraná à Prefeitura em 1.985, ano em que foi lançada a ideia de criar um espaço para guardar as origens do município”, afirma o historiador e atual diretor do museu de Tibagi, Neri Assunção.

Neri conta que o primeiro passo concreto foi conscientizar a comunidade sobre a importância do resgate cultural da região. “Isso aconteceu no dia 19 de março de 1.985, através de uma gincana cultural, onde cada equipe resgatava objetos e doava ao acervo. Foram arrecadados fotos antigas, sambaquis, utensílios indígenas, dentre outros”, garante.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), através do reitor professor Ewaldo Podolan, colaborou na implantação e execução do Museu, designando profissionais para trabalhar no processo de implantação. Há registros de professoras como Maria Aparecida Cezar Gonçalves que veio para auxiliar a senhora Maria Regina Mercer de Mello na formação do museu e concretização da ideia.

“A primeira exposição do novo espaço foi com fotos e objetos cedidos pela FEB em 21 de março de 1.986. Pela Lei 1.104 de 14 de outubro de 1.986, o museu histórico foi denominado com o ilustre tibagiano Desembargador Edmundo Mercer Junior e inaugurado em 3 de abril de 1987 – data de nascimento de seu patrono. Inaugurado na gestão do prefeito José Tibagy de Mello. A primeira diretora do museu foi Maria Regina Mercer de Mello.

Texto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tibagi e historiador Neri Assunção.

Fotos: Acervo museu e João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi