Tibagi completa 229 anos de fundação nesta quarta-feira

No dia 29 de junho de 1794 “Antônio Machado Ribeiro (Machadinho) cruza o Rio Tibagi e, na ribanceira esquerda, há algumas centenas de metros para cima da confluência do Iapó estabelece nova possessão”.

Antônio Machado Ribeiro, o Machadinho, ajudou o seu compadre José Felix a conquistar as terras da Fazenda Fortaleza. Como recompensa, José Felix recompensa Machadinho e o mando tomar posse dos campos do quadrante “Iapó-Tibagi”.

O futuro fundador de Tibagi estabelece-se em um ponto próximo a um acampamento de “mineiros” entre os rios Iapó e Tibagi, lugar que mais tarde recebeu o nome de Guartelá.

Já estabelecido, Machadinho sofreu ataques de índios que já ocupavam a região e perdeu dois filhos e alguns escravos.

José Felix obteve a sua sesmaria na região e incluiu as terras de Machadinho. Com isso, ele teve que se transferir para o outro lado do rio Tibagi, e fez a sua morada bem no lugar onde havia alguns ranchos de garimpeiros.

Com medo que seu compadre viesse novamente querer tomar suas terras, Machadinho tratou de legalizar a sua posse e no dia 28 de junho de 1794 se tornou o proprietário das terras onde está hoje a cidade de Tibagi.

Nesta quarta-feira (28), Tibagi completa 229 anos de fundação. O trecho adaptado acima, do livro História de Tibagi de Leopoldo e Edmundo Mercer, resume esse período. Com a colaboração de Nelson Padro e do historiador Neri Aparecido Assunção.

Fotos: Museu Histórico Des. Edmundo Mercer Júnior