Com a Frase ''O carnaval não estará nas ruas, mas a tradição está mantida''

Prefeito Artur Butina Inaugura a exposição Carnaval de Várias Épocas em Tibagi

Conceito Histórico

O Carnaval de Tibagi é um evento cultural que acontece todos os anos, atualmente organizado pela Prefeitura Municipal de Tibagi, através do Departamento de Cultura e Secretaria de Turismo. O carnaval de rua conta com desfile do corso, de escolas de samba, de blocos, bandas musicais e shows artísticos e culturais. Completam ainda o evento espaços gastronômicos com praça de alimentação, feira de artesanatos, palcos e tendas para apresentações artísticas de rua.

O evento é um dos mais tradicionais do Paraná e se consolidou como o maior e mais importante da região dos Campos Gerais. Registros históricos datados em 1910 mostram que no início carros eram puxados por cavalos enfeitados, ainda sem muitas cores e alegorias, percorrendo as ruas no entorno da praça da igreja Matriz. Na década de 1930, a carroça foi substituída pelos carros pés-de-bode e os baianos que moravam na cidade ajudaram a enriquecer o evento.
Já na década de 1950 popularizou-se os carnavais realizados em clubes, disseminando cores e as típicas marchinhas. A população se organizava em dois clubes: o Clube Tibagiano e o Clube Estrela da Manhã. Na década de 1970 brancos e negros encontraram na terça-feira de Carnaval a oportunidade de integração da festa, que quebrou com a distinção de públicos nos clubes. Na década de 1980 o Carnaval voltou às ruas através dos desfiles.

A exposição
''O carnaval não estará nas ruas, mas a tradição está mantida'' o prefeito Artur Butina Inaugura a exposição Carnaval de Várias Épocas em Tibagi.

Na manhã de hoje (05) o prefeito Artur Butina juntamente com a Secretária de Educação e Cultura Anne Elize Wrobell e servidores do departamento cultural inauguraram a exposição Carnaval de Várias Épocas que comemora os 111 anos do carnaval em Tibagi.

Para o Historiador e organizador da exposição Neri Assunção agradeceu a presença de todos e apoio dos departamentos envolvidos ''o espaço está aberto para visitação de turistas, nossa população e artistas de todo o pais''.

Essa iniciativa é de suma importância para a manutenção da nossa tradição principalmente pela circulação dos turistas em nossa cidade nesse período, complementou a Secretária Anne Elize.

O gerente de cultura do município Scilas ressaltou a importância da exposição ''é o primeiro ano da história que o carnaval não estará nas ruas e aqui as pessoas podem ver o que foi o carnaval e o que poderá ser no futuro essa festa, que acima de tudo faz parte da nossa história''.

A exposição está sendo realizada no Museu Desembargador Edmundo Mercer Júnior ao lado do Palácio do Diamante, todos os dias da semana das 08:00 às 17:00 horas.