Museu de Tibagi está com exposição aberta sobre a agricultura

A expansão da agricultura no município começou há pouco mais de 50 anos, com a chegada dos holandeses e a compra da Fazenda Fortuna pela Cooperativa Batavo. Exposição fica aberta até o dia 15 de outubro.

A Prefeitura de Tibagi, através do Museu Histórico Des. Edmundo Mercer Júnior, informa que já está aberta a exposição sobre a agricultura no município.

Maior produtor de trigo do Brasil e maior produtor de grãos do Paraná, Tibagi tem uma agricultura forte. E isso se tornou realidade com o esforço de muitas pessoas que, no passado, acreditaram nessa terra e nela começaram a produzir. Principalmente os holandeses.

Eles chegaram por aqui em 1964. Leendert Cornelio de Geus, Art Jan de Geus, Leendert Adriaan Aardoon e Hendrik Barkema formaram a Sociedade Pereira e começaram a produzir na terra. Nove anos depois, em 1973, a Cooperativa Batavo adquiriu a Fazenda Fortuna e outros holandeses vieram para Tibagi. A partir disso, a agricultura realmente se desenvolveu por aqui.

É o que nos conta Leonardo Arthur de Geus, que contribuiu com suas memórias e contou um pouco mais dessa história, que todos poderão conferir na exposição “Agricultura em Tibagi: da Fazenda Fortuna ao maior produtor de grãos do Paraná”, que ficará aberta até o dia 15 de outubro no museu.

Vídeo: Giovagner Pires/ASCOM Pref. Tibagi

Confira o vídeo: