Lei Aldir Blanc contempla talentos tibagianos

O material produzido pelos selecionados ficará disponível em plataforma digital

Lei Aldir Blanc contempla talentos tibagianos

A Prefeitura de Tibagi, com recursos da Lei de Emergência Cultural nº 14.017 (Aldir Blanc) e por meio da Secretaria de Educação e Cultura, selecionou 56 projetos culturais nas áreas de Artes Performáticas; Artes Visuais; Cultura Afro-Brasileira; Cultura Hip Hop; Economia Criativa; Literatura e Música, de responsabilidade de artistas locais que receberão um valor total de R$ 132.700,00. Cada proponente, após a entrega final de seu projeto, receberá entre R$ 1.200,00 e R$ 10.000,00 de acordo com a sua categoria.

A seleção respeitou as normas estabelecidas no Edital de Chamamento Público nº 12/2020 que solicitava o preenchimento do Cadastro de Agentes Culturais via plataforma digital do Município, juntamente com o detalhamento do projeto e termos de autorização e anuência assinados por todos os participantes dos projetos.

Além dos 56 projetos selecionados , será definido no próximo mês por meio de indicação e votação online a categoria Destaque Cultural, onde o eleito receberá o prêmio no valor de R$ 3.000,00.

Outra parte do recurso foi destinada para contratação de empresa especializada em produção audiovisual para a gravação e edição de todo o material.

De acordo com a titular da Secretaria de Educação, Ana Elis Gomes, os beneficiários diretos somam um total de 57 pessoas físicas e 1 pessoa jurídica, porém os projetos envolvem um total de 150 pessoas que utilizarão as mais diferentes linguagens artísticas e expressões. “O recurso da Lei Aldir Blanc veio em um excelente momento para ajudar o setor artístico e fomentar a cadeia produtiva por meio dessa grande divulgação que irá ocorrer. O alcance dos beneficios é imensurável porque toda a população poderá, por exemplo, aprender técnicas de artesanato e receitas gastronômicas, além de prestigiar nossos talentos artísticos locais. As escolas também serão beneficiadas com uma capacitação aos professores e por um vídeo de contação de histórias que poderá ser utilizado na educação infantil como ferramenta de ensino.”- comemora a Secretária.

O material produzido, que é a contrapartida do proponente selecionado, permanecerá disponível para acesso em plataforma digital por tempo indeterminado.