Tibagi completa 150 anos nesta terça-feira (10)

Isso mesmo, você não leu errado! No dia 10 de janeiro de 1873 a então vila de Tibagy elegeu o seu primeiro prefeito, Antônio Barbosa de Macedo, e sua primeira Câmara de Vereadores.

A Prefeitura de Tibagi completa 150 anos nesta terça-feira (10), dia 10 de janeiro. Lembre-se, o município de Tibagi completou 150 anos no ano passado, no dia 18 de março. Essa diferença é clara e vou explicar!

Tibagi teve origem do município de Castro, através da Lei número 302 do dia 18 de março de 1872. A então freguesia foi elevada à categoria de vila. Há 151 anos Tibagi conquistou a sua emancipação política. Porém, ainda não havia sido eleito um prefeito. Isso aconteceu praticamente 10 meses depois.

A solenidade de instalação, de fato, do município de Tibagi aconteceu no dia 10 de janeiro de 1873 às 09h na sacristia da Igreja Matriz com a posse da Câmara de Vereadores eleita composta por: Antônio Barbosa de Macedo, Salvador Batista Ribeiro, Mathias José Bessa, João de Abreu Sottomaior, Licinio de Oliveira Viana, Antonio José da Cruz e João Antônio Gouveia.

Como Antônio Barbosa de Macedo foi o camarista mais votado, assumiu a presidência da Câmara e também a Prefeitura. Nosso primeiro prefeito nasceu em Ponta Grossa no dia 22 de setembro de 1833, filho de Francisca Borges de Macedo e José Barbosa Caldeira. No ano de 1844 com sua mãe e cunhado, José Florentino de Sá Bittencourt, chegam ao povoado de Tibagi.

Antônio Barbosa de Macedo era casado com Antônia de Assunção Taques. Ele faleceu no dia 11 de dezembro de 1902.

Texto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tibagi com colaboração do historiador Neri Assunção.

Arte: Giovagner Pires/ASCOM Pref. Tibagi.