Uma tradicional festa religiosa volta ser realizada em Tibagi em 2022. Trata-se da Festa da Santinha, ou Santa Pastorinha, nome pelo qual é conhecida uma pequena imagem de louça de poucos centímetros que reúne diversos fieis no município.
Após dois anos sem ser realizada, devido à pandemia da Covid-19, este ano um grande evento será organizado e ele deve atrair mais de 10 mil pessoas na capela da Santinha, que fica localizada na comunidade de Campina Alta, distrito de Caetano Mendes.
Em 2022, a festa religiosa da Santinha vai acontecer de 24 a 26 de julho (de domingo à terça-feira). O dia da santinha é comemorado no dia 26, feriado municipal em Tibagi.
Roberto Betim será um dos organizadores do evento, que irá contar com o apoio da Prefeitura de Tibagi com toda a infraestrutura. Segundo ele, a ideia sempre foi de manter a tradição e todos os fieis podem esperar a mesma estrutura dos anos anteriores.
Santa Pastorinha
Uma imagem de louça com cinco centímetros atrai milhares de fiéis de várias partes do Brasil a uma pequena capela no interior de Tibagi. A ‘Santinha’ recebe duas denominações sendo conhecida como Santa Pastorina ou Castorina e sua história está ligada à tradição de fé do povo tibagiano.
A Festa da Santinha é um evento tradicional e uma festa oficial em Tibagi comemorado no dia 26 de julho, no mesmo dia da Padroeira de Ponta Grossa e Castro, Sant'Ana. A data é um momento de peregrinação para devotos que a ela atribuem milagres. A pequena imagem da Santinha teria sido trazida de Castro no início do século passado e que, por isso, justifica o nome de Castorina.
Texto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tibagi
Fotos: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi