Biblioteca Municipal de Tibagi passa por reforma que busca preservar o patrimônio e moderniza estrutura

A Biblioteca Municipal de Tibagi, um marco histórico da cidade, está passando por uma importante reforma em sua cobertura e forro. O projeto, autorizado pelo Patrimônio do Estado do Paraná, visa solucionar problemas estruturais e garantir a preservação do edifício, tombado desde 2006. A biblioteca permanecerá fechada durante a execução da obra.

As obras, que tiveram início na última semana e têm previsão de conclusão em dois meses, contam com um investimento de R$ 89.999,00. O objetivo é modernizar a estrutura da biblioteca, sem comprometer suas características históricas.

Entre as principais intervenções, estão a substituição das calhas por modelos maiores e mais eficientes, capazes de suportar o volume de chuvas da região. As telhas de cerâmica, semelhantes às originais, serão mantidas, assim como o forro de madeira, que receberá pintura especial para um acabamento homogêneo.

Além disso, as instalações elétricas serão revisadas, garantindo a segurança e o bom funcionamento da biblioteca.

Todas as etapas da reforma estão sendo acompanhadas de perto pelo Patrimônio do Estado, assegurando que as intervenções respeitem as características originais do prédio. A Prefeitura Municipal de Tibagi, responsável pela obra, destaca a importância de preservar este importante patrimônio cultural da cidade.

Com a conclusão da reforma, a Biblioteca Municipal de Tibagi oferecerá um ambiente mais seguro, confortável e moderno para seus usuários. A expectativa é que o espaço continue sendo um importante centro de cultura e conhecimento para a comunidade local.

Fotos: João Pedro Agostinho / ASSCOM

Texto: Ellery Prestes de Souza / ASSCOM