Pia batismal volta à Igreja Matriz de Tibagi

Peça estava exposta no museu Des. Edmundo Mercer Júnior desde 2017 e foi a responsável por batizar diversos fiéis tibagianos. Atual pároco, padre Loir Antônio de Oliveira solicitou o retorno e de pronto foi atendido pelo prefeito Artur Butina.

Após seis anos, a igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Tibagi, volta a contar com sua pia batismal original, que fazia parte do conjunto arquitetônico original do complexo religioso da Matriz, inaugurada em 20 de junho de 1943. Serviu por mais de 70 anos para a administração do sacramento do batismo a milhares de crianças de Tibagi, nos termos das normas canônicas.

A volta da pia batismal para a igreja matriz aconteceu no dia 07 de junho após solicitação do pároco, o padre Loir Antônio de Oliveira, que foi prontamente atendida pelo prefeito Artur Butina. Estavam presentes também na entrega a chefe de gabinete e primeira-dama, Kelly Oliveira, o diácono Evaldo Gomes Júnior, do advogado da paróquia, Walter Eduardo Bielinski de Oliveira, e o diretor do museu histórico Des. Edmundo Mercer Júnior, Nery Assunção.

“Era muito importante que pia batismal voltasse para a igreja, afinal, faz parte da história da paróquia e de tantos moradores de Tibagi. Muitos foram batizados aqui. Fiamos felizes com o pronto atendimento de nosso pedido e com o retorno dessa peça, que integra todo o acervo da igreja”, enaltece padre Loir.

De acordo com Neri, a peça chegou até o museu em 2017 com a reforma do piso da igreja. “O então pároco decidiu descartar a peça e o senhor Orlei Costa, hoje vereador e na época trabalhava nas obras, comentou comigo se havia o interesse do museu e trouxemos a peça. Por ser muito pesada, foram necessários oito homens para realizar o transporte”, garante.

“A peça tem composição mista de marmorite e concreto. Consta nela a inscrição latina ‘pisciculi nati sumus de aqua’ - que significa ‘como peixinhos, nascemos da água’ -além de um cristograma logo abaixo”, explica o advogado da paróquia Walter Eduardo Bielinski de Oliveira, responsável pela tradução da inscrição. Segundo ele, não se trata de uma simples mobília, “mas um instrumento importantíssimo para o fundamento de toda vida cristã, a porta da vida no Espírito (vitae spiritualis) e que dá acesso aos demais sacramentos, unindo-nos a Cristo pela água do batismo”, argumenta o advogado.

Foi o advogado quem formalizou o pedido no dia 05 de junho. “Por coincidência, no dia do aniversário da minha avó e madrinha, dona Arlete do Espírito Santo Oliveira. Fiquei bem emocionado em unir essas duas informações. Creio que, lá do céu, ela possibilitou em intercessão para que isso acontecesse e eu estivesse envolvido”, reitera Walter Bielinski.

Texto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tibagi e Diocese de Ponta Grossa

Fotos: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi