Tibagi resgata legado tropeiro com nova exposição no Museu Histórico

Na última sexta-feira, 21 de junho, o Museu Histórico de Tibagi inaugurou a exposição "Tropeiros", uma homenagem à rica história e cultura do tropeirismo na região. A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Artur Butina, do chefe do Grupo de Tropeiros "Herdeiros do Pinheiral", Joel Pupo, e do presidente da Associação do Museu do Tropeiro da cidade de Castro, José Carlos Ferreira. A solenidade foi abrilhantada pela declamação de um poema do artista tibagiano Rosnei Oliveira e Silva, que emocionou os presentes.

A exposição foi aberta oficialmente por Maria Aparecida Carneiro de Oliveira, a Cida, neta do tropeiro tibagiano Urias Rodrigues da Silva. A mostra reúne itens genuínos da época, como arreios, bruacas e ferramentas, além de réplicas que recriam o cotidiano dos tropeiros.

Uma viagem ao passado

A exposição "Tropeiros" é fruto de uma parceria entre a equipe do Museu Histórico de Tibagi e o Grupo de Tropeiros "Herdeiros do Pinheiral". O objetivo é resgatar a memória do ciclo do tropeirismo em Tibagi, que desempenhou um papel fundamental na formação da identidade e da economia do município.

O prefeito Artur Butina destacou a importância da exposição para a valorização da história local: "O tropeirismo é parte essencial da nossa história e da nossa cultura. Esta exposição é uma forma de homenagear os tropeiros e de mostrar às novas gerações a importância do seu legado."

A exposição "Tropeiros" fica em cartaz até 30 de julho na sala de exposições Paulo Mercer Carneiro, no Museu Histórico de Tibagi. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.

Fotos: João Pedro Agostinho