Dia das crianças recorda brincadeiras de tibagianos

ACONTECEU!
Dia das crianças recorda brincadeiras de tibagianos

Prestes a comemorar os 89 anos da criação do dia das crianças comemorado em 12 de outubro, a coluna de fatos históricos, Aconteceu!, recorda momentos memoráveis de diversão da infância tibagiana. Em anos passados, quando eram limitadas as alternativas de brinquedos, restava às crianças da época a possibilidade do encontro em torno da praça da matriz para que a criatividade rolasse solta.

“Os brinquedos não eram muitos. Os mais comuns para as meninas eram as bonequinhas de pano, já os meninos se divertiam com as coleções de álbuns de figurinhas, arapucas, bilboquê, cetra ou estilingue, cinco marias, bolinha de gude, patinete ou o carrinho de rolimã”, descreve Nery Assunção, diretor do Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Junior.

O pesquisador recorda que em determinado momento os brinquedos foram ficando de lado para dar espaço a novos que iam surgindo no mercado. “O destaque eram para os videogames e a febre dos robôs elétricos. As famílias mais privilegiadas financeiramente compravam para seus filhos e cabia a eles dividir com os demais amigos”, ressalta.

A praça da matriz também era ponto de encontro e de diversão para as crianças. “A novidade na época foi a instalação de brinquedos no playground, atrás da igreja. Lembrança também das partidas de futebol no campinho da praça e dos momentos após os encontros de catequeses que se reuniam para brincar”, pontua Assunção. “Já na década de 80 as novidades eram os eletrônicos que despertou o interesse das crianças como os videogames Atari”, relembra.

A data

No ano de 1924, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de criar o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924. Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a ‘Semana do Bebê Robusto’ e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes.

Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos no Brasil.

Aconteceu!

Para valorizar o acervo do Museu e divulgar os acontecimentos que fizeram história em Tibagi, toda semana o diretor Neri Assunção, em parceria com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, desenvolve textos que relatam fatos marcantes na coluna Aconteceu!, no site (www.tibagi.pr.gov.br).

O Museu Histórico oferece trabalhos desenvolvidos em pesquisas e exposições temporárias. Permanece aberto de terça à sexta-feira das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 17h30. Sábados e domingos, a visitação pode ser feita das 9 horas às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. Para agendamento, o telefone é (42) 3916-2189. A entrada é franca.

Texto: Assessoria de Comunicação
Pesquisa: Neri Aparecido Assunção