Casa da Cidade foi construída em 1916 para abrigar Mercado Municipal

ACONTECEU
Casa da Cidade foi construída em 1916 para abrigar Mercado Municipal

A Casa da Cidade, construção histórica localizada na Praça Edmundo Mercer, passou por uma revitalização e foi reinaugurada em março deste ano. O prédio passou a abrigar o Departamento de Cultura e o Conservatório Municipal, mas já foi sede de muitas outras iniciativas no município. Para contar um pouco sobre esta passagem, o Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Junior juntamente com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, através da coluna de fatos históricos, Aconteceu!, foi resgatar essa história.

No ano de 1916 O Coronel Telêmaco Borba, então prefeito de Tibagi baixou um decreto desapropriando um terreno dos padres estigmatinos, para nele ser construído o Mercado Municipal. A obra logo se iniciou, mas devido a acontecimentos posteriores jamais foi terminada e usada para a finalidade a qual se pretendia.

Anos mais tarde, em 1938, a administração do Dr. Edmundo Mercer Junior reconstruiu e adaptou o prédio para que nele fosse instalada a Prefeitura Municipal de Tibagi e a Câmara Municipal. “Na época, a demanda de espaço era muito menor, e os dois poderes dividiram o mesmo prédio durante muitos anos”, destaca o diretor do Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Júnior, Nery Assunção.

Somados aos dois poderes, a estrutura abrigou a partir de 1984 os ensaios da primeira formação da Banda Municipal de Tibagi, que funcionava em uma sala nos fundos do prédio. O primeiro maestro, José da Cruz Machado, organizou os primeiros trabalhos e mais tarde a banda levaria seu nome em reconhecimento a este esforço. No mesmo prédio funcionou na década de 80 a primeira agência do Banco do Brasil, em espaço cedido pelo executivo municipal.

No ano de 1996, a Prefeitura adquiriu o prédio onde até hoje funciona a sede do executivo, que era o antigo mosteiro dos padres redentoristas, reformou e adaptou a estrutura para receber o que se tornou o Palácio do Diamante. A Casa da Cidade continuou abrigando alguns departamentos do executivo e o poder legislativo. Em 2007, a Câmara de Vereadores inaugurou sua sede própria, e no mês passado deixou o prédio para ocupar nova sede da secretaria de Finanças, finalmente destinando a Casa da Cidade integralmente ao Departamento de Cultura do município, onde são ofertadas gratuitamente aulas de dança, música, pintura e banda escola à comunidade tibagiana.

Texto: Assessoria de Comunicação e Nery Aparecido Assunção
Pesquisa: Nery Aparecido Assunção