Tibagi promove ações alusivas ao Setembro Amarelo

Prevenção ao suicídio é tema de roda de conversas e atividades em colégios

19/09/2019 em SAÚDE

Setembro é o mês escolhido para a campanha de conscientização e prevenção ao suicídio. Para marcar a data o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Centro de Referência em Assistência em Social (CRAS) realizam atividades alusivas ao mês. Nesta terça-feira (17), aconteceu uma roda de conversa com os profissionais.

A psicóloga do CAPS, Taynara Praisner, conduziu a conversa apresentando fatores, perfis de pacientes e formas de ajudar. Ela ainda frisou que é importante o paciente procurar atendimento se tiver algum sintoma. “A pessoa que sinta algum sintoma pode ir até o CAPS, que lá faremos uma triagem e encaminharemos para o atendimento. Os de médio e alto risco serão atendidos no CAPS mesmo e os de baixo risco iremos encaminhar as UBS’s”, disse.

Em Tibagi, são detectados casos de automutilação, esquizofrenia, depressão e ansiedade.

Palestra nos Colégios

A equipe do CAPS já visitou os Colégios Estaduais Leopoldina B. Pedroso, Irênio Moreira Nascimento e Baldomero Bittencourt Taques. Durante as conversas, a equipe distribuiu um material explicativo sobre suicídio e ressaltou a importância de procurar ajuda.

Os casos mais graves detectados durante as visitas já foram acolhidos e iniciaram atendimento no CAPS, nesta semana.

Os colégios da sede e no Colégio Estadual João Francisco, em Caetano Mendes, as visitas acontecerão até o fim do mês.