Sema traz curso de aquaviários para transporte de passageiros

Tibagi será pioneira na região e a segunda cidade a receber o módulo ministrado pela Capitania Fluvial do Rio Paraná

26/11/2019
Sema traz curso de aquaviários para transporte de passageiros

Começou nesta segunda-feira (25) e vai até sexta-feira (29), o curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP), sejam escolares, de turismo ou de travessia. O módulo é direcionado para quem já participou do Curso de Formação de Aquaviários (CFAQ), ocorrido em setembro, em Tibagi. Implantado este ano pela Marinha do Brasil, o módulo é uma novidade no setor e Tibagi será a segunda cidade a receber o conteúdo, que será ministrado pela Capitania Fluvial do Rio Paraná. Com a nova determinação, quem for pego pilotando embarcações de passageiros, sem a habilitação, será notificado.

A vinda do curso é mais uma iniciativa de Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para complementar o conteúdo CFAQ. De acordo com a gerente da pasta, Leri Ribeiro, a parceria com a Capitania Fluvial do Rio Paraná é um grande sucesso. “Estamos muito felizes por conseguir trazê-los a Tibagi novamente, ainda mais com um curso novo, em que seremos os primeiros na região a habilitar nossos aquaviários. O uso de embarcações é frequente em nosso município e tem uma expectativa de crescer cada vez mais. O transporte de passageiros será inevitável. Por isso precisamos garantir a segurança de turistas, tibagianos e também dos empresários do ramo”, opinou a gerente.

Na quinta-feira (28), às 18h30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, acontecerá a entrega do Certificado e Caderneta de Inscrição de Registro (CIR) para a primeira turma do CFAQ.