Turismo de Tibagi vai fazer gestão compartilhada do Parque Estadual do Guartelá

Município será o responsável por toda a parte de atendimento do parque enquanto o Governo do Paraná, através do IAT, ficará com a questão ecológica, ambiental e de pesquisa. Partes atuam na elaboração de um plano de trabalho que será colocado em prática em breve.

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Turismo, vai colocar em prática uma ação muito importante para fomentar ainda mais o turismo no município. Em parceria com o Governo do Paraná, a prefeitura vai fazer a gestão compartilhada do Parque Estadual do Guartelá.

“É uma satisfação muito grande podermos realizar essa parceria com o governador Ratinho Júnior. Vamos ficar responsáveis por toda a parte de atendimento aos visitantes do parque e isso vai melhorar muito a experiência de todos os turistas. Temos o aval do IAT e em breve vamos colocar isso em prática”, afirma o prefeito Artur Butina.

O diretor de Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra (IAT), Rafael Andreguetto, visitou ou parque em conjunto com a equipe da Prefeitura de Tibagi para acertar os termos. O IAT ficará responsável por toda a questão ecológica, ambiental e de pesquisa do parque.

De acordo com o secretário de Turismo de Tibagi, Maurício Martins Pereira, a ideia é que haja uma extensão da Secretaria de Turismo no Parque do Guartelá e, com isso, trazer esse fluxo de pessoas que vai até o parque para Tibagi e, assim, consumir os outros atrativos e serviços de hospedagem, gastronomia, entre outros.

“Diante das duas licitações desertas para a concessão do Parque por parte do Estado, a Prefeitura não poderia ficar inerte e fomos buscar essa possibilidade. A equipe trabalha há um bom tempo para que isso se torne possível. Estamos elaborando um plano de trabalho, vinculado a um convênio entre o IAT e o município, para colocá-lo em prática em breve”, garante.

Maurício disse ainda que o parque está há mais de 25 anos sem nenhuma melhoria. Ele foi criado em 1992 e em 1996 foi aberto para visitação. “Pretendemos realizar alguns ajustes como, por exemplo, uma extensão da secretaria na entrada do parque, transporte dentro do parque para facilitar o acesso, possibilidade de alimentação no parque, entre outros”, finaliza.