Tibagi se destaca no VBP de 2023 com sua produção agrícola diversificada

Tibagi, mais uma vez, desponta como um dos protagonistas no cenário do agronegócio paranaense, consolidando-se entre as principais cidades com Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) elevado.

O VBP é um indicador essencial que mede o desempenho econômico do setor agrícola e pecuário, e sua importância vai além de quantificar a produção: ele também impacta diretamente na arrecadação municipal por meio do ICMS, sendo responsável por 8% da cota-parte que compõe o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Isso faz do VBP um motor vital para o desenvolvimento econômico de cidades como Tibagi.

Em 2023, Tibagi se destacou em várias culturas agrícolas, com especial menção para a produção de soja, cevada e trigo. O município foi o segundo maior produtor de soja no Paraná, colhendo 407,4 mil toneladas, o que gerou um VBP de R$ 889,4 milhões. A soja, uma das principais culturas do Estado, representa uma significativa fonte de renda para a cidade, impulsionando o agronegócio local e a economia da região.

Tibagi também mostrou força na produção de cevada e trigo. Na cevada, ocupou o segundo lugar no ranking estadual, com 24,9 mil toneladas produzidas, resultando em um VBP de R$ 33,7 milhões. No trigo, a cidade obteve uma colheita de 92,5 mil toneladas, gerando um valor bruto de R$ 94,4 milhões, posicionando-se novamente como o segundo maior produtor do Paraná, atrás apenas de Cascavel.

A diversificação de culturas, além de ser uma estratégia eficaz para enfrentar os desafios climáticos e de mercado, contribui para que Tibagi mantenha uma posição de destaque no agronegócio estadual. Esse desempenho robusto no VBP reflete não apenas a eficiência dos produtores locais, mas também o potencial de crescimento da cidade dentro do setor agrícola.

O sucesso de Tibagi no VBP é um indicativo de como o fortalecimento da agricultura pode trazer benefícios econômicos diretos ao município. A receita gerada pelo agronegócio, além de elevar a arrecadação por meio do ICMS, também contribui para a criação de empregos e a melhoria da qualidade de vida da população local, reforçando o papel da agricultura como base da economia tibagiana.

Texto: ASCOM Tibagi
Fotos: João Pedro Agostinho