Tibagi recebe visita da Prefeitura de Rio Branco do Sul para conhecer gestão de resíduos sólidos do município

Programa Recicla Tibagi é referência. A Associação dos Catadores de Material Reciclável de Tibagi (ACAMARTI) é quem realiza o programa. Além disso, membros do Movimento Nacional dos Catadores, Instituto Lixo e Cidadania (ILIX) e do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (Cefuria) também participaram da visita.

A Prefeitura de Tibagi recebeu a visita de membros da Prefeitura de Rio Branco do Sul, na região metropolitana de Curitiba, para conhecerem o funcionamento do Programa Recicla Tibagi, que faz a gestão dos resíduos sólidos do município.

Participaram as equipes das secretarias de Meio Ambiente, Assistência Social e Habitação e Procuradoria. Eles foram recebidos pelo secretário de Meio Ambiente de Tibagi, Elizeu Cortez, que mostrou todo o funcionamento do Programa que é executado pela Associação dos Catadores de Material Reciclável de Tibagi (ACAMARTI).

De acordo com a Prefeitura de Rio Branco do Sul, os técnicos aprenderam sobre o modelo de gestão coletiva dos resíduos sólidos aplicado em Tibagi, para exemplificar o modelo que será brevemente implantado aqui, com a finalidade de melhorar as condições de trabalho, ampliar a renda e contribuir para a organização coletiva dos catadores de recicláveis, com mais proteção social e emancipação dos sujeitos.

Durante a visita, os profissionais conheceram a Usina de Triagem de Resíduos, a Separação de Recicláveis e o Pátio de Compostagem. A cidade de Tibagi, emprega um sistema inovador para realização da compostagem, com implantação de canteiros de flores, onde a Prefeitura remunera pela produção do composto e pela produção das mudas.

Além da Prefeitura de Rio Branco do Sul, participaram da visita membros do Movimento Nacional dos Catadores, Instituto Lixo e Cidadania (ILIX) e do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (Cefuria).

Fotos: Divulgação / João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi