Tibagi recebe primeiras doses da vacina contra à Covid-19 para crianças menores de 3 anos

De acordo com o Ministério da Saúde, devem ser priorizadas a vacinação das crianças com comorbidades, já que o número de doses recebidas neste primeiro momento é reduzido. Pais devem se organizar, pois só serão vacinadas as crianças com laudo com CID

21/11/2022 em SAÚDE

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Saúde, informa que nesta segunda-feira (21) o município deve receber as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 destinadas para crianças de 6 meses a até 2 anos, 11 meses e 29 dias.

A vacinação deverá ser aplicada na próxima semana, conforme a divulgação da Secretaria de Saúde, para que os pais tenham tempo de providenciar o laudo com CID das crianças, já que devido ao quantitativo de doses apenas crianças com comorbidades serão vacinadas neste momento.

Neste grupo de crianças, a imunização deverá acontecer de maneira crescente. Ou seja, serão vacinadas primeiro as crianças de seis meses e assim por diante.

Os imunizantes são da farmacêutica Pfizer-BioNTech, que são recomendados para essa faixa etária. As crianças acima de 3 anos já têm indicação de iniciar o esquema vacinal com o imunizante CoronaVac.

As comorbidades incluídas como prioritárias para vacinação contra a Covid-19 são:

Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Doenças neurológicas crônicas, Doença renal crônica, Imunocomprometidos, Hemoglobinopatias graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down, Cirrose hepática.

Foto: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi