Tibagi participa de capacitação sobre destinação de resíduos sólidos

Encontro foi promovido pelo consórcio Caminhos do Tibagi, Klabin e ViraSer Consultoria. Esta foi a primeira edição da Formação de Gestores Públicos Municipais: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes para a circularidade de resíduos nas cidades.

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Meio Ambiente, participou na última quarta-feira (28) da primeira edição da Formação de Gestores Públicos Municipais:  Conhecimentos, Habilidades e Atitudes para a circularidade de resíduos nas cidades. O encontro foi promovido pelo consórcio Caminhos do Tibagi, Klabin e ViraSer Consultoria.

O conteúdo foi oferecido em duas partes. A primeira é formativa e aborda quatro pilares para desempenho de alta performance: Propósito, Compromisso, Atitude e Ação. A segunda etapa é vivencial e conduz os participantes por uma trilha que discute e encaminha soluções para a Coleta seletiva com maior circularidade dos recicláveis nas cidades.

Os participantes assinaram um acordo de cooperação técnica composto por compromissos, metas e cronograma, de curto, médio e longo prazo, para adequação de cada município às melhores práticas de coleta seletiva e reciclagem. Além disso, trocaram experiências e melhores práticas de capacitação e gestão das cooperativas de catadores, circularidade, tratamento dos grandes geradores e logística reversa.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos é uma lei que estabelece instrumentos e diretrizes para os setores públicos e para as empresas se responsabilizarem a respeito dos resíduos gerados, exigindo transparência com o gerenciamento desses materiais. Dessa forma, é de suma importância capacitar os gestores ambientais e oferecer ferramentas que sejam de fato eficazes na gestão de resíduos sólidos.

Texto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tibagi e Divulgação