Tibagi inicia nova etapa da vacinação contra a gripe

Gestantes, puérperas, professores, crianças, pessoas com comorbidades, idosos e profissionais de saúde do município devem procurar as ESF da sede e do interior para receber a dose

03/05/2022 em SAÚDE

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tibagi informa que a partir desta terça-feira (03) está aberta a nova etapa da vacinação contra a gripe no município. Todas as unidades básicas de saúde podem aplicar as doses, tanto na sede quanto no interior.

A segunda etapa, que vai até o dia 03 de junho, pretende imunizar gestantes, puérperas, professores, crianças, pessoas com comorbidades, idosos e profissionais de saúde. O horário de vacinação é das 08h às 17h nas UBS. A vacinação acontece enquanto durarem os estoques.

Nesta terça-feira (03), a unidade da vila São José irá ficar aberta até às 19h para a imunização dos tibagianos. Na quarta-feira (04) é a vez da clínica da mulher ficar aberta após o horário normal e na quinta (05) a unidade da 18 de Março.

Além da vacina contra a gripe, a vacinação contra o sarampo continua para crianças de 6 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias.

Com o objetivo de prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença e consequências nos serviços de saúde, a vacinação contra a gripe é uma estratégia do para minimizar a carga do vírus, reduzindo os sintomas, que também podem ser confundidos com os da Covid-19.

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

Fotos: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi