Entre os servidores que participaram estavam membros da Secretaria de Saúde, Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil. O objetivo do Curso FOCA é habilitar profissionais para atuarem no manejo de animais, com foco no bem-estar dos animais e das pessoal. O curso foi composto por aulas teóricas e práticas, realizadas em canis e gatis, nas ruas e com a comunidade.
O Curso está estruturado em quatro eixos principais: saúde coletiva e medicina populacional; etologia e manejo populacional; bioética e medicina veterinária legal, e oficial de controle animal. E pretende: capacitar os servidores para a implantação de ações de controle populacional de cães e gatos; promover o manejo etológico, que é o manejo racional e sem violência, considerando o comportamento natural dos animais; e sensibilizar e capacitar os participantes para serem agentes de mudança na forma de trabalhar com os animais.
A Medicina Veterinária do Coletivo utiliza conhecimentos da Saúde Coletiva, da Medicina de Abrigos e da Medicina Veterinária Legal para promover a saúde e o bem-estar de famílias, comunidades e entorno.
Texto: Kauana Neitzel / ASCOM Tibagi
Fotos: divulgação.