Semec capacita profissionais da Educação

Estão sendo repassadas orientações sobre protocolo de biossegurança e nutrição; objetivo é preparar todo o quadro visando a volta gradual às aulas, programada para 2 de agosto

Fotos: Divulgação/João Pedro Agostinho
Por Helcio Kovaleski

Profissionais da Rede Municipal de Ensino de Tibagi estão participando, nestas quinta (29) e sexta-feira (30), de uma capacitação visando a volta gradual às aulas, programada para a próxima segunda-feira (2). São em torno de 100 servidores – entre diretores e coordenadores de escolas, professores, auxiliares, cozinheiras e motoristas de transporte escolar – que estão recebendo orientações da Vigilância Sanitária sobre o Protocolo de Biossegurança de Retorno às Aulas, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) no contexto do enfrentamento da pandemia de coronavírus, e também sobre nutrição.

A capacitação, que acontece no auditório da Semec, começou nesta quinta com palestras ministradas pela gerente da Vigilância Sanitária, Carolina Santos. Nesta sexta, às 9 horas, a capacitação se encerra com a palestra sobre nutrição, ministrada pela nutricionista Sandrieli Cardoso, do quadro da Semec, direcionada a cozinheiras e auxiliares. Segundo Marta Serenato, coordenadora pedagógica lotada na Semec, “o pessoal da cozinha dos Cmeis farão a formação em outra data”.

Vou falar sobre boas práticas na fabricação de alimentos em todas as etapas de produção, e o que mudou com o Covid-19 para que os alimentos que serão consumidos não ofereçam riscos à saúde dos alunos”, explica Sandriele. “E também para passar segurança aos nossos colaboradores das cozinhas das escolas e Cmeis, neste momento”, completa.

Também nesta sexta, às 9 horas, o professor e psicólogo clínico Luís Fernando Moro Milléo vai ministrar a palestra online “Desafios do Retorno: o Mundo Híbrido”, por videoconferência, a cerca de 140 professores da Rede Municipal de Ensino.

Veículos

Conforme explica Carolina Santos, na palestra aos motoristas, foram repassadas orientações específicas, como a higienização interna dos veículos, das maçanetas ao câmbio, inclusive quando das chegadas aos pontos finais das linhas de transporte, além dos cuidados que as próprias crianças terão de respeitar dentro dos ônibus. “Temos, ainda, a participação dos monitores, que vão estar controlando as crianças nos veículos, para que elas se mantenham sentadas respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 m entre cada uma”, observa.

Carolina conta que também reforçou, na palestra aos motoristas, a atenção à higienização das mãos, com a utilização de álcool em gel, e o uso obrigatório de máscaras. “Também teve grande relevância a orientação de que os motoristas tenham uma comunicação efetiva com os pais e familiares dos alunos, para que eles estejam orientados no sentido de que também devem seguir esse protocolo”, afirma.

O coordenador de transporte escolar da Semec, Eliezer Marins Mendes, ressalta a importância das orientações relacionadas aos cuidados contra a pandemia. “Foi uma palestra muito boa. Os motoristas ficaram bem informados sobre como evitar o contágio, [como cuidar do] espaçamento das crianças. É uma situação nova, porque as aulas estão voltando agora, depois de quase um ano e meio”, afirma, reforçando que os monitores farão a higienização das mochilas dos alunos e atentar para o espaçamento entre eles e o uso das máscaras.

Mendes ressalta que os motoristas terão de respeitar a determinação de lotação máxima de 50% de cada veículo. Segundo ele, a frota da Semec conta, atualmente, com 19 ônibus para transporte escolar: três com 48 lugares, quatro com 46, um com 45, três com 44, um com 39, três com 33, dois com 31, um com 26 e um com 22.

Protocolos

Entre as orientações repassadas às diretoras e coordenadoras de escolas, Carolina destaca questões envolvendo os protocolos de biossegurança (que cada escola adotou conforme a sua realidade) com base na Nota Orientativa 03/2021, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) – que, por sua vez, está amparada na Resolução Sesa 098/2021. Ela lembra que, já na entrada das escolas, deve haver um fluxo de pessoas que não gere aglomeração.

Nas visitas que foram feitas anteriormente, a gente já sinalizou isso. A questão do fluxo deve ser seguido e também o distanciamento dentro das salas. As carteiras, cadeiras e mesas devem estar totalmente isoladas, respeitando-se o distanciamento. Os professores devem ter trocas [periódicas] de máscaras. A higienização das salas também deve acontecer de forma constante”, aponta.

A volta gradual às aulas, programada para a próxima segunda-feira (2), foi definida em uma reunião realizada no último dia 12, no auditório da Semec, pelo Comitê Municipal de Volta às Aulas. Será no sistema híbrido, escalonado por revezamento: em uma semana vai um grupo e na próxima, outro.