Secretarias de Tibagi lançam a campanha “Vacina contra a Fome”

Tibagi pretende arrecadar alimentos durante a pandemia

Uma parceria entre a Secretaria da Criança, Adolescente e Assistência Social e a Secretaria da Saúde de Tibagi estabeleceu as diretrizes para o lançamento da campanha “Vacina contra a Fome” no município. Seguindo a tendência de outras cidades do país, Tibagi pretende arrecadar alimentos durante a pandemia nos locais de vacinação contra a Covid-19 e contra a gripe.

A ação é absolutamente voluntária e começa já a partir da próxima quarta-feira (21) com a vacinação dos idosos com 64 anos ou mais. Os pontos de vacinação na sede e nos distritos, tanto no drive thru como na forma presencial, poderão receber as doações. A campanha foi uma indicação do Vereador Gilson Roberto.

A Secretária de Saúde, Natasha Dutko, destaca que independente da doação ou não de alimentos, todas as pessoas na sua respectiva faixa etária serão vacinadas. “A ação é voluntária e doa quem tem condições. Se não for possível doar o alimento o paciente será vacinado do mesmo jeito”, reforça Natasha.

Os próprios efeitos da pandemia geraram várias situações de insegurança alimentar e nutricional e essa campanha visa amenizar esse problema. As pessoas podem doar 1kg de alimentos não perecíveis com exceção do sal (arroz, feijão, óleo, leite, etc). A Saúde irá arrecadar os alimentos e a Assistência Social é quem irá distribuir para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com a Secretária da Criança e Assistência Social, Renata Biersteker, com os alimentos doados a equipe da secretaria irá montar cestas de alimentos. “A assistente social do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) a partir do número no CadÚnico vai realizar a distribuição das cestas a partir das situações de vulnerabilidade social das famílias. Pretendemos começar a distribuição no dia 17 de maio, uma segunda-feira, para arrecadar uma quantidade suficiente de alimentos”, ressalta Renata.