Secretaria de saúde e governo municipal discutem plano de melhorias de trabalho para os Agentes Comunitários de Saúde

04/02/2021 em SAÚDE

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Tibagi, participaram na tarde de hoje, 04, de uma importante reunião com o prefeito Artur Butina  e a Secretária Municipal de Saúde, Natasha Dutko.
O encontro, realizado no Palácio do Diamante, teve como objetivo aproximar a gestão dos servidores, onde o prefeito reafirmou o compromisso da administração municipal com a saúde pública, pedindo aos ACS a total dedicação para exercerem sua função com responsabilidade e seriedade, tendo em vista que os Agentes Comunitários são “porta-voz” da Secretaria de Saúde com a população.
Butina destacou ainda que a saúde pública será a prioridade em todos os aspectos visando cuidar bem de todas as pessoas, estabelecendo um canal aberto e dialogando com a sociedade, buscando um Tibagi para todos.
Natasha, por sua vez, agradeceu ao trabalho que todos vem realizando, explicou como será o funcionamento da Secretaria Municipal de Saúde nesta gestão, durante a reunião foram tratados assuntos técnicos que envolve o trabalho dos agentes, eles puderam tirar suas dúvidas e pontuar sugestões.
Os temas mais importantes discutidos foram as condições e estrutura de trabalho como a disponibilização de uniformes padrão, ajuda de custo para os servidores que moram no interior e se deslocam entre as regiões do município.
Outro tema importante foi a valorização e equiparação salarial de acordo com a lei federal e o pagamento do décimo quarto salário.
 Outro assunto amplamente discutido foi a do aumento e planejamento de atendimento às áreas descobertas do município.
Hoje, a profissão de agente comunitário de saúde (ACS) é uma das mais estudadas pelas universidades de todo o País. Isso pelo fato de os ACS transitarem por ambos os espaços, governo e comunidade  e intermediarem essa interlocução. O que não é tarefa fácil.
O agente comunitário de saúde tem um papel muito importante pois transita entre as 4 maiores secretarias do município sendo elas: saúde, educação, ação social e esporte sendo responsável pelo acolhimento das pessoas em vulnerabilidade pois é um membro da equipe que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com as necessidades individuais.