Secretaria de Habitação de Tibagi completa 1 ano de existência

Nova pasta realizou mais de 1000 atendimentos sociais. O número de cadastros na base de dados da Cohapar saltou de 400 para 1300 pretensões. O programa Tibagi Acolhedor atendeu mais de 20 famílias, enquanto o Reforma Tibagi atendeu mais de 30.

A Prefeitura de Tibagi vai comemorar na próxima terça-feira (12) o primeiro ano de criação da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária. A Secretaria foi criada com o objetivo de promover políticas públicas habitacionais no município de Tibagi, resultado de uma crescente necessidade populacional.

“A Secretaria de Habitação surgiu não só de um compromisso nosso de campanha, mas de uma necessidade evidenciada ao longo dos anos e que não teve a devida atenção nos últimos anos e que agora está sendo possibilitada a atuação do nosso governo nessas questões habitacionais, proporcionando melhorias nas condições de vida dos tibagianos”, garante o prefeito Artur Butina.

A habitação está, atualmente, entre as principais demandas do Poder Público Municipal e os números mostram isso. Desde o início de suas atividades, a Secretaria já promoveu mais de 1000 atendimentos sociais. O número de cadastros na base de dados da Cohapar saltou de 400 para 1300 pretensões.

“Os números mostram a carência que Tibagi tem nos índices de habitação, e é somente através da Secretaria de Habitação que será possível levar ao alcance da população, todas as ações inovadoras que colocamos à disposição do público e que a cada dia está mais presente, tanto no desenvolvimento da cidade como na vida das pessoas”, afirma o secretário de Habitação, José Edegar Alves dos Santos Filho.

Na área social, vários avanços foram conquistados, entre eles, a elaboração e gerência do programa Tibagi Acolhedor, programa destinado ao pagamento de aluguel social, destinado a famílias com renda bruta mensal de até 02 salários mínimos. O pagamento mensal é até o equivalente a meio salário mínimo nacional, pelo prazo máximo de 06 meses.

Durante esse período, mais de 20 famílias foram contempladas com o benefício, proporcionando um grande auxílio àquela parcela populacional carente, o que se traduz em um alívio financeiro considerável, num tempo necessário para que aquela família possa se restabelecer.

Outro destaque, foi a criação do programa Reforma Tibagi, que já atendeu mais de 30 famílias, levando conforto para seus lares, resultando em melhores condições de habitabilidade. Este programa prevê a possibilidade de reformas com um limite de até 10 salários mínimos por família atendida e, quando a intervenção é de menor proporção, o programa prevê a possibilidade de ser atendido com um crédito de até um salário mínimo e meio destinado a pequenos reparos na casa.

Dentro dessa perspectiva, a Secretaria desenvolve programas de vínculo social voltados às questões habitacionais, mostrando ao beneficiário a importância da inserção nestes programas sociais, buscando uma interação maior entre Poder Público e cidadão, com dinâmicas de interação social e
Já na área de regularização de imóveis, a Secretaria já possibilitou a regularização de aproximadamente 100 imóveis que, a partir de então, passam a condição de legalidade, com a emissão de matrícula e reconhecimento da propriedade em favor daquele que possuía um imóvel e ali estabeleceu permanência de moradia.

As informações e demandas habitacionais de Tibagi devem ser buscadas diretamente na Secretaria, na Rua Vitor Taques Bilé nº 667, centro, ou através do telefone/ WhatsApp (42) 98803-4325.

Fotos: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi