Saúde de Tibagi reforça orientações sobre o combate à dengue

Com vários casos confirmados no município, população deve redobrar os cuidados. O controle de zoonoses já vistoriou diversos bairros e aplicaram larvicidas em vários locais comprovados como foco da doença.

26/04/2022 em SAÚDE

A Secretaria de Saúde de Tibagi, através da Coordenação de Controle de Zoonoses, orienta a população a respeito da prevenção e combate ao mosquito da dengue no município. O objetivo é conscientizar toda a sociedade sobre a importância da prevenção.

O período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio. O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, consequentemente, maior disseminação da doença. É importante evitar água parada, todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.

A equipe de controle de zoonoses já está vistoriando os bairros, já aplicaram larvicidas. Em 2021, no mês de novembro, foram realizadas ações de combate a dengue tanto na sede quanto no interior.

A partir do momento que as agentes de combate a endemias identificam larvas, elas são levadas para o controle de zoonoses onde testes são feitos para verificar se elas contaminadas. Se der positivo, os locais onde as larvas foram identificadas são notificados e eles tem 10 dias para eliminar o foco da doença. Caso contrário, as proprietárias das residências podem ser multadas.

Como prevenir da dengue?
Deve-se reduzir a infestação de mosquitos por meio da eliminação de criadouros, sempre que possível, ou manter os reservatórios e qualquer local que possa acumular água totalmente cobertos com telas/capas/tampas, impedindo a postura de ovos do mosquito Aedes aegypti.

Proteger as áreas do corpo que o mosquito possa picar, com o uso de calças e camisas de mangas compridas.

Usar repelentes à base de DEET, IR3535 ou de Icaridina nas partes expostas do corpo. Também pode ser aplicado sobre as roupas. Em crianças menores de 2 anos de idade, não é recomendado o uso de repelente sem orientação médica. Para crianças entre 2 e 12 anos, usar concentrações até 10% de DEET, no máximo 3 vezes ao dia.

A utilização de mosquiteiros sobre a cama, uso de telas em portas e janelas e, quando disponível, ar-condicionado.

Sintomas:
Febre alta > 38°C;
Dor no corpo e articulações;
Dor atrás dos olhos;
Mal-estar;
Falta de apetite;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), apresentar quadro leve, sinais de alarme e de gravidade. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

Ao apresentar os sintomas, é importante procurar o Hospital Luiza Borba Carneiro. Será realizado o Teste Rápido, que é um teste de triagem. Porém, ele pode dar resultado falso positivo. Por isso é de fundamental importância que a população realize o Teste Confirmatório a partir do 6º dia de doença. Esse teste é realizado utilizando os laboratórios de referência, que no caso de Tibagi, é o Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN).

Fotos: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi