A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda, causada pelo poliovírus e que pode provocar graves implicações no sistema nervoso central, como atrofia e paralisia de membros, especialmente dos inferiores.
A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Saúde, realiza diversas ações para melhorar o índice no município que está abaixo do esperado. Até o momento, apenas 53,31% do público apto a receber a vacina (crianças menores de 5 anos de idade) receberam a dose. Isso representa 749 crianças imunizadas de um total de 1405 aptas em todo o município.
Como meio de incentivar a conscientização sobre a doença, foi instituído, em 24 de outubro de 1984, o Dia Mundial do Combate à Poliomielite, em alusão ao nascimento de Jonas Salk, líder da primeira equipe que desenvolveu uma vacina contra a doença. Esta segunda-feira (24) marca, portanto, 38 anos da implementação da data.
No Brasil, a forma mais tradicional de imunização se dá pela vacinação oral, popularmente conhecida como “gotinha”. Todas as crianças com menos de 5 anos devem estar devidamente protegidas, o que impede a poliomielite de prosperar.
Texto: AEN e Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tibagi
Foto: Venilton Kuchler/Arquivo SESA