Saúde de Tibagi realiza blitz educativa para conscientizar a população sobre o autismo

Data é lembrada no dia 02 de abril (último sábado). Equipe da secretaria e da escola Nilse T. B. Romel (Apae) distribuíram panfletos para quem passava pela rua Almeida Taques, no centro.

05/04/2022 em SAÚDE

A Prefeitura Municipal de Tibagi, através da Secretaria de Saúde, realizou no último sábado (02) uma blitz educativa na rua Almeida Taques, no centro, para conscientizar a população tibagiana sobre o autismo. Além disso, o mês de abril é dedicado a conscientização sobre o transtorno do espectro autista (TEA).

De acordo com a secretária de Saúde, Natasha Dutko, o autismo precisa ser desmistificado, debatido e levado ao conhecimento da população. “A ação do último sábado (02) contribuiu para levar informação para a população, através da distribuição de folders. A secretaria apoia a campanha de que ‘lugar de autista é em todo o lugar’”, afirma a secretária.

Em Tibagi, a instituição especializada no atendimento de crianças, jovens e adultos com TEA é a Escola Nilse T.B.Romel (Apae) na modalidade de educação especial” (autismo, deficiência motora, visual intelectual entre outras). De acordo com a diretora da escola, Ana Lúcia Queiroz, atualmente Tibagi atende 18 alunos que possuem o TEA: 16 alunos menores de 14 anos e 2 maiores.

“Primeiramente, esse aluno vem até nós através de laudo médico. Aqui na escola, nos baseamos no laudo neurológico e começamos o trabalho técnico com atendimento de psicóloga, fonoaudiólogo e fisioterapia se necessário. Em sala de aula, o trabalho pedagógico acontece com os alunos de 0 a 3 anos com estimulação essencial. Já nas demais idades, o trabalho pedagógico é individualizado e coletivo”, completa a diretora da Apae.

“Para nós, da escola Nilse, não existe uma data em especial para lembrar do autismo, pois todos os dias são dedicados a eles com ações pedagógicas e sociais para uma verdadeira inclusão. Pois a inclusão dos autistas nem sempre significa ensinar a criança a se socializar no mundo. A verdadeira inclusão está em alterar o aspecto do ambiente e consequentemente do mundo para que Ela possa se comunicar”, finaliza.