Saúde de Tibagi realiza acolhimento de pacientes ostomizados

Equipes multidisciplinares realizam a recepção e o atendimento desses pacientes que utilizam bolsa de colostomia, ileostomia, urostomia ou gastrotomia.

03/06/2022 em SAÚDE

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Saúde, realiza um trabalho importante no que diz respeito ao atendimento de pacientes ostomizados no município. Na última semana, uma equipe multidisciplinar realizou o acolhimento desses pacientes.

Em uma manhã muito produtiva, profissionais e pacientes puderam trocar diversas experiências valiosas. Os pacientes ostomizados são aqueles que precisam passar por intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo com o meio exterior para a eliminação de urina ou fezes.

A Estomaterapeuta, Werydiane Matuszwski esteve presente nesta manhã e pode compartilhar com a equipe um breve treinamento e realizar a avaliação dos pacientes individualmente.

De acordo com a enfermeira Glezimar Warken, a estomaterapia é uma área de especialização em enfermagem que trata da atuação nas áreas de estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas e incontinência anal e urinária.

Ela disse ainda que Tibagi atende quatro diferentes tipos de estomas: colostomia, quando há abertura no intestino grosso; ileostomia, abertura no intestino delgado (fino); urostomia, quando um pedaço do intestino delgado é conectado ao ureter (que liga os rins à bexiga); e gastrotomia, comunicação do estômago com o meio exterior.

Também estiveram presentes a psicóloga , Arieli Nahn e a nutricionista Grazielly Regailo, que realizaram uma roda de conversa sobre o tema, junto com os pacientes e familiares.