Saúde de Tibagi realiza ação de combate à dengue na vila São José

Em parceria com a 21ª Regional de Saúde, equipe da Secretaria de Saúde fez uma força-tarefa para passar em todas as casas e eliminar os focos da doença. Além disso, pulverização de veneno também ajuda a combater o mosquito Aedes Aegypt que transmite a doença.

11/03/2022 em SAÚDE

A Prefeitura Municipal de Tibagi, através da Secretaria de Saúde, não mede esforços para combater a dengue no município após a confirmação de casos positivos no município.

Na última quinta-feira (10), uma verdadeira força-tarefa da equipe da Secretaria de Saúde, em parceria com a 21ª Regional de Saúde de Telêmaco Borba, foi até a vila São José para uma ação de combate à dengue específica na localidade. Foi realizada a pulverização de veneno para o combate imediato ao mosquito Aedes Aegypt, que transmite a dengue.

De acordo com o responsável pelo controle de zoonoses de Tibagi, o médico veterinário Pedro Teider, essa pulverização tem como objetivo eliminar o mosquito para reduzir o quanto antes o número de casos. Porém, a aplicação não combate os ovos e as larvas do mosquito. Assim, as agentes de combate a endemias visitaram todas as casas para eliminar os focos da doença.

“O veneno que combate o mosquito da dengue possui curta duração, por isso é importante contar com o apoio da população para manter os quintais limpos e sem o acumulo de água. A ação deve ser em conjunto entre os tibagianos e a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tibagi”, garante o profissional.

Fotos: Giovagner Pires/ASCOM Pref. Tibagi