Saúde de Tibagi orienta população sobre aumento de casos de Chikungunya no Paraguai

Tibagianos que fazem compras no país vizinho, ou que visitam Foz do Iguaçu, devem redobrar os cuidados caso forem para a fronteira.

07/02/2023 em SAÚDE

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Saúde via Coordenação de Controle de Zoonoses, vem alertar a população tibagiana do surto de Chikungunya no Paraguai.

Desde o início do ano já foram confirmados 5.625 casos no Paraguai, e a preocupação da Secretaria de Saúde nesse momento é com comerciantes que se deslocam até o país para realizar compras e com tibagianos que vão fazer turismo no local.

Segundo o Médico Veterinário e Coordenador de Controle de Zoonoses Pedro Teider a transmissão do vírus chikungunya é feita através da picada do Aedes aegypti ou Aedes albopictus, e o período de incubação do vírus é de 4 a 7 dias, e a doença, na maioria dos casos, é auto-limitante.

Pessoas que viajarem para região e começarem com sintomas como, febre, dores intensas nas articulações, dor nas costas, dores pelo corpo, erupções avermelhadas na pele, dor de cabeça, náuseas e vômitos, dor retro ocular, dor de garganta, calafrios, diarreia e/ou dor abdominal (principalmente em crianças) devem procurar atendimento médico e relatar o histórico de viagem.

A chikungunya pode deixar os indivíduos incapacitados total ou parcialmente, por meses ou anos, em razão de dores articulares crônicas. Ainda não existe vacina ou medicamentos contra Chikungunya, portanto, a única forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo e eliminando os possíveis criadouros.

Uso de repelentes em viagens é recomendado, seguindo as instruções do rótulo. Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser adotadas principalmente durante surtos. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia (por exemplo: bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos).

Foto: Geovagner Pires/ASCOM Pref. Tibagi