Saúde de Tibagi finaliza mês de conscientização sobre a dengue com blitz educativa

Novembro é considerado como o mês decisivo para o combate ao mosquito Aedes aegypti. Diversas ações foram realizadas durante o período, principalmente nas escolas para conscientizar as crianças e para que elas levem a informação para os pais.

05/12/2022 em SAÚDE

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Saúde, concluiu na última quarta-feira (30) o mês de conscientização do combate à dengue no município. Diversas ações foram realizadas durante o período para se evitar em 2023 a situação crítica vivenciada em 2022.

De acordo com o responsável pelo controle de zoonoses no município, Pedro Teider, as ações começaram no dia 16 de novembro com orientações sobre a dengue para as mulheres e crianças que frequentam o SCFV na Vila São José. Já nos dias 21 e 22 de novembro, a equipe realizou visitas nas escolas do município.

“Finalizamos essas ações com a blitz educativa aqui na praça Edmundo Mercer. Entregamos material informativo sobre a dengue, além de lixinhos de carros referente à dengue. A ideia é reforçar os cuidados e as medidas de combate ao mosquito, principalmente sobre os materiais que acumulam água nos quintais”, garante Pedro Teider.

Os sintomas da dengue, chikungunya e zika são semelhantes. Geralmente, os pacientes apresentam sintomas como febre, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações e manchas na pele. A orientação é que, assim que surgirem os sintomas, o paciente procure a Unidade de Saúde (UBS) mais próxima para uma avaliação com o profissional de saúde.

Fotos: Giovagner Pires/ASCOM Pref. Tibagi / Divulgação