Projeto Expedições Pedagógicas leva alunos de PG a explorar belezas naturais e história de Tibagi

Durante a visita a Tibagi o foco foi conhecer a cultura e explorar aspectos geográficos, além da importância do Rio Tibagi e do Cânion Guartelá

O Colégio Cívico-Militar José Elias da Rocha, de Ponta Grossa, desenvolve o projeto “Expedições Pedagógicas”, com o objetivo de levar os alunos a fixarem o conteúdo trabalhado em sala de aula por meio de atividades práticas. Na expedição desta quarta-feira (16), os estudantes visitaram o município de Tibagi, conhecido por suas riquezas naturais e culturais.

De acordo com o professor William Santana, responsável pela iniciativa, o projeto oferece uma oportunidade única para os alunos colocarem em prática o que aprenderam na teoria. "Nosso colégio possui o projeto Expedições Pedagógicas, que visa levar os alunos a fixar aquele conteúdo que eles trabalham em sala de aula por meio de atividades práticas", explica. Durante a visita a Tibagi, por exemplo, o foco foi explorar aspectos geográficos, como o relevo e a hidrografia, além da importância do Rio Tibagi e do Cânion Guartelá. "Os alunos vêm até o município justamente para conhecer essas belezas naturais que estão presentes no interior do nosso estado", complementa o professor.

A expedição também permite que os alunos façam conexões entre diferentes áreas do conhecimento, como história e cultura. "Quando falamos de diamantes, eles ficam bastante surpresos, ainda mais ao ver a representação de um diamante logo na entrada da cidade", afirma William. Além disso, os estudantes exploram a história local, como a chegada de migrantes baianos e a influência cultural do carnaval, e aprendem sobre o ecoturismo que cresce na região. "Trabalhamos com elementos geográficos, como geologia, geomorfologia e fitogeografia, que estão presentes no parque do Cânion Guartelá."

Fernanda Chibinski, aluna do segundo ano do Ensino Médio, relata que já tinha vindo algumas vezes para Tibagi quando criança, mas gostou de poder retornar. “Passamos por pontos bem legais, como o Rio Tibagi e o museu", compartilha. A aluna, também, destaca a diversidade que observou na cidade: "É uma cidade pequena, mas com muitos pontos bonitos e uma diversidade entre o meio rural e urbano, o que me fez ver um outro lado de Tibagi."

Além de Tibagi, o projeto Expedições Pedagógicas abrange outros municípios paranaenses, como Curitiba, Prudentópolis, Castro e Carambeí. Segundo o professor William, o projeto busca proporcionar aos alunos uma vivência completa, com a possibilidade de elaborar relatórios e diários de campo ao final das visitas. "Após essas atividades, os alunos apresentam aquilo que aprenderam, complementando a prática com a teoria", conclui.

A cidade de Tibagi está aberta a receber turistas e escolas que queriam trazer os alunos em excursão!

Texto: Kauana Neitzel

Imagens: João Pedro Agostinho /ASCOM Tibagi