Programa CastraPet realizou 265 castrações em Tibagi

Ao todo foram disponibilizadas 300 vagas e foram realizadas 363 inscrições, mas alguns tutores inscritos não compareceram e 25 animais foram considerados inaptos para a castração.

08/03/2023 em SAÚDE

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Saúde e do Controle de Zoonoses, em parceria com o Governo do Paraná realizou na última semana o Programa Permanente de Esterilização Cirúrgica de Cães e Gatos, conhecido como CastraPet.

Ao todo, foram realizados 265 procedimentos de castração das 300 vagas disponibilizados pelo convênio com o Estado. Mesmo com as 363 inscrições realizadas pela equipe do controle de zoonoses, muitos tutores não compareceram.

Das castrações, 61 foram cães machos e 73 fêmeas. Foram feitos procedimentos também em 58 gatos machos e 73 fêmeas.

Além disso, 25 animais foram considerados inaptos para a castração. De acordo com o médico veterinário e responsável pelo controle de zoonoses, Pedro Teider, a recusa acontece quando o animal não está em jejum para o procedimento, idade do animal, e também problemas de saúde.

Fotos: João Pedro Agostinho e Giovagner Pires/ASCOM Pref. Tibagi