Produtores rurais de Tibagi devem registrar fontes de água utilizadas nas propriedades

Determinação faz parte da Política Estadual de Recursos Hídricos e o Instituto Água e Terra do Paraná (IAT) é o responsável pela fiscalização dessa legislação.

Você sabia que todos os produtores rurais devem, por Lei, registrar em um sistema eletrônico as fontes de água que utilizam em suas propriedades tanto para consumo humano como para animais e plantações?

Por conta dessa exigência legal, que tem como base a Política Estadual de Recursos Hídricos, o Sindicato Rural de Tibagi realizou na última quinta-feira (25) um encontro com diversos produtores rurais para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema.

A assessora técnica de meio ambiente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Carla Beck, foi a responsável pela condução do encontro que contou com a participação de pequenos e grandes produtores rurais de Tibagi na sede do Sindicato Rural.

De acordo com o presidente do sindicato, Maurício Chizini, os produtores têm até o dia 31 de dezembro para regularizar a situação junto ao Instituto Água e Terra (IAT), que é o responsável pela fiscalização.

“A importância de se realizar o registro das fontes de água, que podem ser nascentes, açudes, poços artesianos, entre outros, é a de que é um dos requisitos para que os produtores rurais obtenham acesso ao financiamento de suas produções”, garante Chizini.

Fotos: Giovagner Pires/ASCOM Pref. Tibagi