Primeira avaliação para categoria D é realizada em Tibagi com sucesso

Na última semana, Tibagi entrou para a história ao realizar a sua primeira avaliação para a obtenção da carteira de motorista categoria D. O exame, que contou com três candidatos, resultou em 100% de aprovação, marcando um importante avanço para a cidade e seus motoristas que buscam a habilitação para conduzir veículos de maior porte.

A importância da habilitação categoria D

A obtenção da carteira de motorista categoria D permite aos condutores a condução de veículos como ônibus, caminhões e até veículos de emergência ou transporte escolar. Além de ampliar as oportunidades de trabalho, essa habilitação é essencial para a segurança no transporte de passageiros e cargas, setores de grande relevância para o desenvolvimento econômico e social da região.

No entanto, o processo para conquistar essa categoria não é simples. Os candidatos enfrentam uma série de desafios, onde as condições das vias podem ser irregulares em determinadas áreas. Esses obstáculos tornam a condução de veículos maiores, como caminhões e ônibus, mais desafiadora, exigindo dos motoristas um controle absoluto do veículo e habilidade para realizar manobras em ruas estreitas ou com pouco espaço de manobra.

Além disso, o tamanho dos veículos e a visibilidade limitada durante a condução são fatores que impõem mais complexidade ao exame prático. Para garantir a aprovação, os candidatos precisam passar por várias etapas, incluindo exames de aptidão física e mental, avaliação psicológica, aulas práticas e, finalmente, o exame prático.

Taxa de aprovação: sucesso na categoria D

Apesar das dificuldades, a taxa de aprovação na categoria D é significativamente maior quando comparada às categorias A e B, que são de entrada. Segundo Leandro Palú, “A taxa de aprovação tende a ser maior que as categorias de entrada, que seriam as categorias A e B, a taxa de aprovação nas categorias "pesadas" giram em torno de 90 a 95%, dependendo da quantidade de candidatos por exame.”

Para quem deseja obter a carteira D, os próximos testes serão agendados de acordo com a demanda no Centro de Formação de Condutores. É fundamental que os candidatos fiquem atentos às datas e prazos estabelecidos pelo DETRAN para garantir o agendamento do exame.

Facilidade e economia para os tibagianos

A realização do teste em Tibagi trouxe um grande alívio para os candidatos locais. Antes, eles precisavam se deslocar até Telêmaco Borba para realizar o exame, o que gerava custos adicionais e perda de tempo. Agora, com a possibilidade de realizar o teste na própria cidade, o processo se torna mais acessível.

Para o motorista Giovagner Pires, um dos aprovados no exame, a novidade foi muito bem-vinda. “O teste sendo feito aqui em Tibagi facilita muito a nossa vida. Depois das aulas, já podemos fazer o teste aqui mesmo, economizamos tempo e dinheiro sem precisar ir para Telêmaco Borba”, comentou ele, satisfeito com o resultado.

Com a conclusão bem-sucedida do primeiro exame, Tibagi dá mais um passo rumo à capacitação e profissionalização de seus motoristas, fomentando o crescimento e desenvolvimento da região.

Texto: ASCOM Tibagi
Imagens: Giovagner Pires