Prefeitura de Tibagi promove palestras sobre o uso racional de energia

Ação faz parte do termo de cooperação técnica firmado entre o município e a Copel para a substituição de 1.806 luminárias públicas.

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Planejamento, Economia e Gestão, informa que professores da rede municipal de ensino e alunos do 8º e 9º anos tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o uso racional de energia.

Em palestras ministradas nos dias 06 e 07 de outubro, o engenheiro eletricista Kassio Acauan tratou de assuntos referentes à eficiência energética, tais como hábitos inteligentes de consumo, equipamentos e projetos eficazes, dicas de economia de energia e seus benefícios para a cidade e o meio ambiente, e o panorama do mercado energético.

Essas palestras fazem parte do Termo de Cooperação Técnica firmado entre o município e a Copel (Companhia Paranaense de Energia) em 2021, cujo propósito — além de disseminar conhecimento sobre o tema — é a troca de 1.806 luminárias comuns de iluminação pública por luminárias de tecnologia LED. Estima-se uma economia mínima de energia de 57,52% e o valor total do empreendimento será de aproximadamente 1,9 milhões de reais.

“O desperdício de energia no Brasil é da ordem de R$ 20 bilhões por ano. Nossa indústria precisa ser mais eficiente energeticamente, e assim poder competir com o mercado externo. A disseminação das ações de eficiência energética é fundamental para criarmos uma cultura de combate ao desperdício”, afirma o engenheiro Kassio Acauan.

As turmas escolhidas foram aquelas que poderão participar da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética, uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que oferta prêmios como bolsas de estudos e notebooks para os alunos com melhor desempenho.

Fotos: Giovagner Pires/ASCOM Pref. Tibagi