Prefeitura de Tibagi participa da elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual do Guartelá

Secretarias de Agricultura e Turismo participaram de uma oficina para poderem contribuir com o diagnóstico do Parque.

A Prefeitura de Tibagi, através das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de Turismo, pode contribuir com a elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual do Guartelá.

A atualização era necessária nas unidades de conservação do Paraná e foi iniciada com 10 planos em 2022, entre eles o do Parque Estadual do Guartelá. Uma oficina promovida pelo Instituto Água e Terra – ERPGO e a STCP Engenharia de Projetos discutiu o Plano de Manejo.

A oficina tem como objetivo a construção coletiva, a partir dos conhecimentos levantados do Diagnóstico Preliminar, das experiências vivenciadas pelos atores sociais e das percepções existentes sobre a Unidade de Conservação. Será o momento de levantar informações locais e atualizadas sobre o Parque, com os reais conhecedores e usuários da Unidade de Conservação para ter uma base informativa realista, visando a construção do um Plano de Manejo funcional e aplicável à realidade do PE do Guartelá.

A participação de todos os atores e instituições envolvidas com a Unidade de Conservação foi importante para se ter um resultado completo da atualização do Plano de Manejo.