Prefeitura de Tibagi orienta população sobre o risco dos animais peçonhentos

Através da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, uma campanha vai conscientizar os tibagianos sobre os riscos de acidentes que podem levar até mesmo a óbito.

17/11/2022 em SAÚDE

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Saúde via Coordenação de Controle de Zoonoses e da Defesa Civil, lança a campanha de conscientização e prevenção à animais peçonhentos.
“Nas estações mais quentes do ano, que vai de setembro a março, ocorre uma maior incidência de ataques de animais peçonhentos, devido ao período reprodutivo da maioria das espécies e maior circulação de pessoas nos ambientes externos”, relata Pedro Teider, Coordenador de Controle de Zoonoses.

Assim, é preciso uma atenção redobrada dos tibagianos nos casos de acidentes envolvendo estes animais. Em virtude da gravidade, esse agravo foi incluído na Lista de Notificação Compulsória do Brasil pelo Ministério da Saúde.

Os animais peçonhentos que mais causam acidentes no Brasil são algumas espécies de: serpentes; escorpiões; aranhas; lepidópteros (mariposas e suas larvas); himenópteros (abelhas, formigas e vespas); coleópteros (besouros); quilópodes (lacraias); peixes e cnidários (águas-vivas e caravelas).

O que a população pode fazer para evitar a entrada desses bichos nas casas?

- Manter limpos quintais, jardins e terrenos baldios.
- Evitar o acúmulo de entulho e lixo doméstico;
- Evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbustos e outras) junto a paredes e muros;
- Aparar a grama dos jardins e recolher as folhas caídas;
- Vedar soleiras de portas com saquinhos de areia ou friso de borracha;
- Colocar o lixo em sacos plásticos, que devem ser mantidos fechados para evitar o aparecimento de ratos, que são o alimento predileto das cobras, e também evitar baratas, moscas ou outros insetos que servem de alimento aos escorpiões.
- Examinar roupas, calçados, toalhas e roupas de cama antes de usá-las;
- Andar sempre calçado, em zona rural utilizar botas de cano alto ou perneira de couro e botinas pois evitam cerca de 80% dos acidentes;
- Usar luvas de raspa de couro para manipular folhas secas, montes de lixo, lenha, palhas, materiais de construção, etc;
- Vedar frestas e buracos em assoalhos, rodapés, paredes, muros e vãos entre o forro e as paredes;
- Evitar colocar as mãos sem luvas em buracos, sob pedras e troncos podres.

Orientações importantes em caso de acidente:

- Lavar o local da picada com água ou com água e sabão;
- Manter o paciente deitado;
- Manter o paciente hidratado;
- Não fazer torniquete, incisão ou sucção no local da picada, não usar pomadas ou outras substâncias numa tentativa de retardar ou inibir a absorção do veneno;
- Os primeiros socorros devem ser feitos muito rapidamente, sem perda de tempo. O mais importante é procurar imediatamente atendimento médico (principalmente para crianças) para receber o tratamento o quanto antes;
- É recomendável capturar o animal que causou o acidente e trazê-lo junto com a pessoa picada para facilitar o diagnóstico e o tratamento correto.

O mais importante é o atendimento médico com urgência!

Se por ventura a população encontre algum dos animal peçonhentos listados acima em sua residência, entrar em contato com a Defesa Civil pelos números: (42) 98830-6954 / 3275-2664 / 3275-2237 / 199.
Em caso de dúvidas, contatar o Controle de Zoonoses de Tibagi (42) 98811-2644 ou Centro de Controle de Envenenamentos 0800 410148.