Prefeitura de Tibagi inicia ações de 2023 com empresa de consultoria

Empresa Interação Urbana, contratada pela Klabin através do Programa de apoio à Gestões Públicas Municipais, deu início ao planejamento estratégico de 2023 com base naquilo que foi feito no ano passado, além das ações do Programa de Governo e das ações prioritárias elencadas pela administração pública.

A Prefeitura de Tibagi, com o apoio da empresa de consultoria Interação Urbana, deu inicio ao planejamento estratégico de 2023 das ações elencadas, principalmente, no Programa de Governo do prefeito Artur Butina que foi elaborado durante as eleições de 2020.

Essa empresa de consultoria foi contratada pela Klabin, através do Programa de Apoio às Gestões Públicas, nos municípios em que a empresa atua. Neste ano, as ações propostas em 2022 que ainda não foram concluídas foram reprogramadas e as contínuas serão colocadas em prática.

De acordo com Solange Vialle, uma das consultoras que vieram até o município para a capacitação, a novidade do processo de 2023 é a implantação do triângulo de governo, com base no tripé programa, governabilidade e capacidade, que será colocada em prática através de uma matriz de viabilidade. A consultora Vanessa Alves Rodrigues também participou da capacitação em Tibagi.

Essa matriz, segundo Solange, é um meio de orientar as ações prioritárias do governo e ter a noção de que elas serão cumpridas até o final de 2024, último ano da atual gestão.

“Existe recurso no orçamento para a ação? Há tempo hábil para a execução da ação? Necessita da ação de outros órgãos, como da Câmara de Vereadores ou Governo do Estado? Com base nas respostas dessas perguntas, é possível identificar se a ação prioritária é mais ou menos viável de ser executada”, afirma a consultora Solange.

Fotos: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi