Prefeitura de Tibagi estuda ações de emergência para o combate à dengue

Ações são realizadas desde o dia 27 de novembro de 2021 com o dia D de combate ao mosquito transmissor da doença. Agentes comunitárias de saúde e de combate a endemias intensificaram visitas a partir do dia 10 de março com uma força-tarefa no bairro São José. Escolas municipais receberam visitas com orientações a partir do dia 11 do mês passado.

27/04/2022 em SAÚDE

A Prefeitura Municipal de Tibagi segue com os esforços para o combate à dengue no município. Nesta quarta-feira (27), uma reunião de secretários estudou possibilidades emergenciais que podem auxiliar na eliminação de focos dos mosquitos por toda a cidade.

No dia 27 de novembro de 2021, a Secretaria de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses, realizou o dia D de combate à dengue no município com uma blitz informativa na sede de Tibagi. No dia 29 de novembro as ações foram realizadas no interior e no dia 30 nas escolas municipais.

Tibagi terá Dia D de combate à dengue

Após a confirmação dos primeiros casos e do aumento dos casos em 2022, as ações se intensificaram. Com apoio da 21ª Regional de Saúde de Telêmaco Borba, a vila São José recebeu a pulverização de veneno para combater o mosquito Aedes Aegypt que transmitem a dengue no dia 10 de março de 2022.

Saúde de Tibagi realiza ação de combate à dengue na vila São José

A partir do dia 11 de março, a equipe da saúde visitou todas as escolas do município em uma ação específica para combater a dengue. As orientações junto as crianças são muito importantes para que elas também ajudem aos pais dentro de casa no combate ao mosquito.

Saúde de Tibagi orienta crianças nas escolas sobre o combate à dengue

O trabalho das agentes comunitárias de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE) se intensificaram a partir dessa data com visita nas casas dos tibagianos na sede. Desde o dia 14 de março até o dia 08 de abril, a Secretaria de Saúde definiu um cronograma de visita das ACS e ACE em todos os bairros do município. Essas datas serviam para a população ficar atenta com as visitas das profissionais e facilitar a liberação de entrada para averiguar se os locais não possuíam nenhum foco da doença.

Saúde de Tibagi divulga mutirão de eliminação de focos da dengue nos bairros

Fotos: João Pedro Agostinho & Giovagner Pires/ASCOM Pref. Tibagi