Prefeitura de Tibagi e Sindicato Rural discutem valores da terra nua para o ITR

Definição deve acontecer até o dia 30 de abril. Município contratou empresa especializada para realizar o estudo que irá compor o valor do Imposto Territorial Rural.

A Prefeitura Municipal de Tibagi realizou na última segunda-feira (21) uma reunião com o Sindicato Rural do município para apresentar os valores da terra nua (VTN), que irão fazer parte do Imposto Territorial Rural (ITR) de 2022.

Além do prefeito Artur Butina, participaram também o secretário de Finanças, Joairan Carneiro, e equipe; além do secretário de Agricultura e Abastecimento, Fabiano Carneiro e equipe. Pelo Sindicato Rural de Tibagi participaram o presidente Maurício Chizini Barreto e o diretor-secretário Maurício Gomes.

O Município de Tibagi possui um convênio com a Receita Federal para fiscalização do ITR e dentro deste convênio o município precisa informar até o dia 30/04 os valores médios de Terra Nua por aptidão agrícola. Este Laudo foi executado pela empresa Multisig e os valores apresentados para o sindicato.

O VTN possui valores de acordo com a aptidão da terra para o plantio. Elas são divididas em lavouras de aptidão boa, regular e restrita. Além disso, existem valores para áreas de pastagem plantada, de silvicultura e pastagem natural e área de preservação de fauna e flora.

De acordo com o presidente do sindicato, Maurício Chizini Barreto, os valores apresentados pelo sindicato ficaram um pouco menores do que aqueles do estudo realizado pela prefeitura. Assim, o agricultor poderá optar qual tabela irá seguir. Ele disse ainda que os valores do sindicato ainda não foram apresentados de maneira oficial para a prefeitura e assim que fizerem poderá ser divulgado.

Fotos: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi