Prefeitura de Tibagi e Klabin se reúnem para falar sobre programas de apoio à gestão municipal, educação e agricultura familiar

A Klabin apresentou, nesta quarta-feira (24), para o prefeito de Tibagi, Artur Butina, os programas socioambientais da empresa que apoiam o município no planejamento de gestão, educação, meio ambiente e agricultura familiar.

Os trabalhos, que já tiveram início, incluem a disponibilização de uma consultoria especializada para a confecção do Plano Plurianual (PPA), e para apoiar na melhoria da gestão das escolas municipais.

“Faz parte de nossa Política de Sustentabilidade desenvolver ações de melhoria da educação e em benefício do desenvolvimento local”, afirma o gerente de Responsabilidade Social e de Relações com a Comunidade da Klabin, Uilson Paiva. ''Em Tibagi, a Klabin também aplica programas de apoio à agricultura familiar e de fortalecimento da gestão de resíduos sólidos e das cooperativas de reciclagem, além do apoio na infraestrutura das vias rurais do município `` complementou o prefeito.

Durante a conversa, o gerente de Comercialização de Madeira e Fomento Florestal da Klabin, Carlos Bernardi, também apresentou o “Plante com a Klabin”, seu novo programa de parcerias. Ele é uma evolução do programa de fomento florestal da empresa e oferece um preço mínimo e a garantia de compra da madeira dos produtores de florestas de pinus e eucalipto.

Klabin Semeando Educação

O Programa Klabin Semeando Educação trabalha na melhoria da gestão dos recursos públicos destinados à educação, com ênfase em resultados, e buscando o equilíbrio entre gestão escolar, infraestrutura, recursos e práticas pedagógicas. Este é o primeiro ano da realização do Programa em Tibagi. Em 2021 estão previstas diversas capacitações pedagógicas e de gestão dos profissionais da área. As ações serão potencializadas pelo uso de ferramentas de comunicação remota e um aplicativo em "nuvem".

Apoio à Gestão Pública

Para a confecção do Plano Plurianual (PPA), durante o ano serão estabelecidas as metas, os indicadores de sucesso, além do monitoramento constante de cada ação ou projeto proposto no PPA. As ações são conduzidas por meio de reuniões com o prefeito e todas as secretarias de governo, além de grupos formados de Planejamento Estratégico da Gestão. O PPA, previsto no artigo 165 da Constituição Federal, é um plano de médio prazo que estabelece diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.

Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis

O Matas Sociais incentiva a agricultura familiar e auxilia pequenos produtores rurais nas etapas de produção, desde a adequação ambiental até o apoio à comercialização de alimentos nos mercados locais, passando por ações de formação, diversificação da propriedade e incentivo ao associativismo e cooperativismo. Presente em 9 cidades do Paraná, em Tibagi desde 2019, o programa atende mais de 600 propriedades rurais, trazendo aumento de renda, de produtividade e diminuição do uso de agrotóxicos.

Assecom/Klabin