Prefeitura de Tibagi celebra convênio para educação em saúde ambiental

Através das Secretarias de Planejamento e Meio Ambiente, município irá investir quase R$ 160 mil em projeto que prevê a instalação de composteiras nas comunidades rurais do município a fim de mitigar parte da destinação orgânica ao aterro sanitário, possibilitando aos moradores a produção de substrato e adubo foliar.

A Prefeitura de Tibagi, através das Secretarias de Planejamento e Meio Ambiente, firmou convênio com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) para ações de educação em saúde voltada para o saneamento ambiental nas comunidades rurais do município.

“O objetivo do projeto é a instalação de composteiras em diversas comunidades rurais de Tibagi a fim de mitigar parte da destinação orgânica ao aterro sanitário, possibilitando aos moradores a produção de substrato e adubo foliar que poderá ser utilizado em plantas”, afirma o secretário de meio ambiente, Elizeu Cortez.

Ele disse ainda que devido a extensa área territorial do município, a coleta seletiva não é realizada todos os dias e em todas as localidades, como acontece no perímetro urbano, por questões logísticas e de custos. Assim, é possível aliviar o fluxo de coleta e possibilitar uma alternativa ao acúmulo de resíduos nessas comunidades rurais.

De acordo com a secretária de Planejamento, Luana Ribeiro, o convênio celebrado entre a Prefeitura de Tibagi e a Funasa prevê investimento de R$ R$ 158.855,00 e fazem parte da Plataforma + Brasil.

Fotos: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi