Prefeitura de Tibagi arrecadou R$ 10 milhões a mais do que o previsto em 2022

Trabalho da equipe da Secretaria de Finanças em conjunto com o prefeito e vereadores na busca por recursos gerou esse resultado expressivo. Arrecadação com o IPTU dobrou no ano passado mesmo sem aumentar a alíquota.

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Finanças, informa que os resultados financeiros do município no último quadrimestre de 2022 foram além do esperado. O orçamento previsto para o ano foi de R$ 109,7 milhões e o total arrecado foi de R$ 119,6 milhões. Ou seja, R$ 10 milhões a mais do que o previsto.

De acordo com o secretário de Finanças, Joairan Carneiro, o aumento da arrecadação é fruto do trabalho de toda a equipe da pasta, principalmente dos fiscais tributários. Isso porque esse aumento foi conquistado sem aumentar nenhuma alíquota para o cálculo dos tributos. Além disso, com o apoio do prefeito Artur Butina e dos vereadores na busca constante de recursos, o orçamento do município aumenta a cada ano.

Joairan destaca também o expressivo aumento de arrecadação com o IPTU: a previsão foi de R$ 1,6 milhões e foi arrecado R$ 3,2 milhões, exatamente o dobro. Isso ocorreu, principalmente com o programa IPTU Premiado que passou a beneficiar os bons pagadores no município.

Além disso, houve aumentos consideráveis no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que passou de R$ 24,1 orçado para 29,5 milhões arrecado; o aumento do ICMS, que foi de R$ 39 milhões para R$ 44,1 milhões; o imposto territorial rural (ITR), que aumentou de R$ 5,5 milhões para R$ 6,4 milhões; e a arrecadação com o IPVA, agora que o município possui o Posto Avançado de Atendimento (PAA) do Detran, que saltou de R$ 2,2 para R$ 2,7 milhões.

Fotos: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi