Prefeitura de Tibagi adquire britador para manutenção de estradas rurais

Investimento de quase R$ 3 milhões vai facilitar todo o trabalho nos mais de 9.000 km de estradas no interior do município.

E o tão esperado equipamento chegou. Na noite do último domingo (11), a Prefeitura de Tibagi já recebeu da empresa Simplex Equipamentos o britador modelo Sharktrax 9060, que é uma máquina de trituração que se utiliza de energia mecânica para quebrar blocos de pedra de modo a obter fragmentos menores desses materiais.

Com um investimento de R$ 2.840.000,00, o britador será utilizado na manutenção dos mais de 9.000 km de estradas rurais. Desse valor, R$ 2.100.000,00 foi oriundo de financiamento e os outros R$ 740.000,00 foram de investimento da Prefeitura através de recursos próprios.

“Para nós é uma satisfação, mais uma conquista para o município. Ele vem somar para a melhoria do material que será utilizado nas estradas, além de mais opções para realizar o trabalho. Essa era uma reivindicação de muitos anos, visto a nossa quantidade de estradas rurais”, afirma o prefeito Artur Butina.

Ele disse ainda que vai ajudar muito toda a população que mora principalmente nos distritos, já que uma manutenção bem feita com material de qualidade faz muita diferença. Butina agradeceu também o esforço da Câmara de Vereadores que aprovou o financiamento para a aquisição desse equipamento muito importante.

“Serão aproximadamente 10 dias de treinamento para que os funcionários consigam operar essa máquina e logo em seguida já será feito o ‘cascalhamento’. A própria empresa fornece a capacitação e segundo eles, que fizeram a entrega técnica nesta segunda-feira, eles não saem enquanto todos os profissionais de Tibagi não estejam qualificados para a operacionalização do britador”, garante o secretário de Transportes, Nelinho Aardoom.

De acordo com a secretária de Planejamento, Luana Ribeiro, o trabalho para a aquisição do britador começou em 2021 em conjunto com toda a equipe. “Por se tratar de um britador móvel sobre esteiras, é possível que o equipamento seja levado para mais próximo das estradas onde será feita a britagem. O custo é muito maior de você levar os insumos para o local, do que poder contar com esse equipamento que produz os materiais no local”, afirma Luana.

O britador móvel sobre esteiras Simplex Sharktrax 9060 foi adquirido através do pregão 04/2022 no dia 15 de fevereiro de 2022. O contrato foi publicado no Diário Oficial de Tibagi no dia 04 de abril do mesmo ano e a empresa possuía o prazo de 180 dias para entregar o equipamento e o fez antes do prazo contratual.

Fotos: João Pedro Agostinho e Giovagner Pires/ASCOM Pref. Tibagi