Parque Guartelá funciona parcialmente após ter estruturas danificadas por chuvas

Caminhos que dão acesso à Cachoeira da Ponte de Pedra, ao mirante e às trilhas que levam aos panelões, à prainha e às pinturas rupestres estão fechados por tempo indeterminado em razão das fortes chuvas. Apenas a recepção e o espaço para motorhomes estão autorizados a receber público.

Após ser fechado no domingo (29) em razão das fortes chuvas, o Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi, funcionará parcialmente a partir desta terça-feira (31). As seguidas tempestades, com cheias e alagamentos, causaram diversos danos à Unidade de Conservação (UC). A Cachoeira da Ponte de Pedra e o mirante ficarão inacessíveis por tempo indeterminado já que parte das estruturas da ponte que leva os visitantes aos espaços caiu.

As trilhas que dão acesso aos panelões, à prainha e às pinturas rupestres do parque, também não poderão ser utilizadas até que a água acumulada seja escoada e o caminho possa ser reconstituído. A medida do Instituto Água e Terra (IAT), órgão ambiental responsável pela administração do Guartelá, atende a uma orientação da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil para garantir a segurança dos frequentadores do complexo – neste momento apenas a recepção e o espaço para motorhomes estão autorizados a receber público.

Segundo a Defesa Civil de Tibagi, o acumulo de chuvas em Tibagi já ultrapassa os 120mm, as secretarias municipais seguem monitorando os pontos críticos e dando suporte às famílias em situação de risco.

Texto: AEN-PR / Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tibagi

Fotos: IAT/PR