Novos conselheiros tutelares tomam posse em Tibagi

Prefeito Artur Butina e presidente do CMDCA Adriane Knaut destacaram o desafio de educar os pais e promover os direitos da criança e do adolescente

Novos conselheiros tutelares tomam posse em Tibagi

Os novos conselheiros tutelares de Tibagi tomaram posse na tarde desta quinta-feira (01), na Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social. A cerimônia foi conduzida pelo prefeito Artur Butina e contou com a presença da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Adriane Knaut.

Dos cinco conselheiros eleitos, dois foram reeleitos: Rosangela Bezerra de Barros Silva e João Ricardo Ferreira Romão. Os outros três são novos: Elisangela Aparecida da Costa, José Carlos Jaschevitz o Guiné e Luana Vitória Santos Carvalho.

Em seu discurso, o prefeito Artur Butina destacou o desafio do trabalho do Conselho Tutelar. "É uma satisfação estar aqui para dar posse a esses conselheiros que atuarão nos próximos 4 anos. Nós sabemos que não é um trabalho fácil, e umas dos principais desafios é educar os pais para que entendam que eles são os responsáveis pela educação das suas crianças e não o conselho tutelar, cabe ao conselho, este sim, promover os direitos das crianças e dos adolescentes", disse.

A presidente do CMDCA, Adriane Knaut, também falou sobre o desafio do trabalho dos conselheiros tutelares. "A expectativa é muito boa, são três conselheiros novo, que se juntam a dois que se reelegeram e todos estão muito animados com o trabalho. Esses novos conselheiros vão passar por qualificação. O principal desafio que esses conselheiros vão enfrentar são atender os casos de violação de direito, principalmente negligência. Essas são situações que demandam muito do profissional e eles vão precisar trabalhar em conjunto com os profissionais da rede de proteção", afirmou.

Os novos conselheiros tutelares de Tibagi estão à disposição para atender a população pelo telefone 42 98809-3800 ou pelo telefone fixo do Conselho Tutelar, 3916-2200 ramal 2202.

Sobre o Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. É composto por cinco membros eleitos pela comunidade para mandato de quatro anos, com possibilidade de recondução de mandato.

Arte: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi