Média móvel de casos de Covid-19 em Tibagi é a menor desde março

Número de casos ativos em tratamento também é baixo. Mesmo com os bons números, prefeitura orienta para que os cuidados sejam redobrados

14/05/2021 em SAÚDE

Os números da Covid-19 em Tibagi podem ser considerados bons. O boletim oficial do Coronavírus divulgado hoje (14) pela Secretaria de Saúde confirmou 7 novos casos e mostra que o município possui 63 casos ativos em tratamento, um dos menores números desde o mês de março. Além disso, os boletins dos últimos dias apontam que a média móvel de casos atuais é de 7,1 a menor marca desde o final de março, o pior mês da pandemia na cidade.

Para o Prefeito Artur Butina a luta ainda não acabou e os números só estão bons devido a conscientização da população. “Infelizmente já perdemos 76 tibagianos para essa guerra, mas graças ao trabalho de todo o povo conseguimos reduzir o número de casos ativos. Todos estão de parabéns, mas, mesmo assim, continuem utilizando máscara, álcool em gel e evitando aglomerações”, disse Butina.

Os 12 novos casos confirmados ontem (13) foram os maiores da semana. Na última quarta-feira (12), foram 8 novos casos; 5 na terça e apenas 4 casos na segunda (como o boletim não é publicado domingo, esse número representa dois dias da semana).

Esses números baixos durante a semana contribuíram para a redução da média móvel de casos (calculada somando os sete últimos dias e o resultado dividido por sete). Na quarta e na terça-feira a média móvel foi de 7,4 casos e na segunda-feira 7,7 casos.

A última vez que a média móvel foi tão baixa foi no dia 05/04 (pouco antes do feriado de páscoa) com 7,8 casos. No final de março, a título de exemplo, a média móvel registrada dia 30/03 foi de 21 casos. Já no dia 29/03 Tibagi trava 199 pessoas com a Covid-19. Depois desse pico, a média móvel foi reduzindo e variou no mês de abril entre 13,8 e 7,8 casos por dia. Em maio, o boletim do dia 04/05 foi o que apresentou a maior média móvel com 13,1 casos.